domingo, 11 de novembro de 2007

Finais de hoje

O domingo será de decisões para boa parte das equipes que entrarão em campo pelo Campeonato Brasileiro. Hoje, a temporada poderá acabar para alguns, revelar-se um fracasso para outros, ou um sucesso para os afortunados. As finais começam agora.

Goiás-GO - Corinthians-SP

O Goiás está no rebaixamento. É 17º colocado com 41 pontos. Porém, não precisará estar nessa situação quando o dia terminar. O Corinthians é adversário direto nesta luta contra o descenso, ocupando a 16ª colocação, com 42 pontos. Depois de hoje, restarão apenas mais dois jogos para buscar uma recuperação. A vitória não salva nem enterra ninguém, mas deixará o derrotado muito mais próximo da Série B. É das partidas mais esperadas do campeonato. Espera-se uma arbitragem altamente tendenciosa em favor do Corinthians, como tantas vezes já se viu com grandes clubes nessas situações, mas a torcida é por uma partida limpa.

Figueirense-SC - Vasco da Gama-RJ

O que faz esse joguinho insosso por aqui? É apenas um duelo pela vaga na Copa Sul-Americana: os times são, respectivamente 11º e 12º colocados. Vale pouco, todos sabemos que a competição é o exemplo de torneio que, em um ano, todos dizem querer se classificar, para desprezá-lo na temporada seguinte, enquanto o disputam.

Atlético-PR - Sport-PE

O mesmo dito para o jogo acima vale para este. Com a diferença de que, em 10º lugar, o Atlético está mais tranqüilo na briga pela Sul-Americana. O Sport é 13º.

Flamengo-RJ - Santos-SP

O Santos está próximo da Libertadores. Ocupa a vice-liderança do campeonato e soma 59 pontos, dificilmente perde a vaga. Mas o Flamengo ainda está a perigo. É 4º colocado, sim, mas soma apenas 55 pontos - está empatado com o Palmeiras, e um mísero ponto acima do Grêmio, seus concorrentes imediatos. É preciso contar com a força do Maracanã. Perdendo um confronto desses, o Fla pode começar a planejar uma Copa Sul-Americana em 2008, enquanto o Santos estará mesmo confirmado no maior torneio do continente.

São Paulo-SP - Grêmio-RS

É o jogo do Grêmio para contrariar a lógica. Fraco fora de casa, precisa derrotar o campeão brasileiro em pleno Morumbi para iniciar sua série de resultados quase perfeitos nas rodadas derradeiras - necessários, se o sonho da Libertadores existe. O São Paulo, vindo de derrota para o Juventude, já disse que, mesmo não tendo mais interesses no campeonato, quer derrotar os gaúchos, eliminando um forte concorrente pela América no próximo ano.

Atlético-MG - Juventude-RS

O Juventude vai a campo pelo milagre. Venceu Palmeiras, São Paulo e pode vencer quem quiser: continuará precisando de 100% de aproveitamento nos jogos que virão a seguir. Hoje, contra os mineiros, são necessários três pontos novamente, ou a queda estará consumada. No que depender da sorte, começou mal, uma vez que o uniforme preto não poderá ser trajado diante de um alvinegro.

Nenhum comentário: