segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Eliminado

Vários desfalques, um goleiro reserva, um jogador de base fazendo sua estréia na partida decisiva de ontem, e um histórico vergonhoso fora de casa davam a figura nada animadora do Grêmio para o jogo do Morumbi. Imortalidade tricolor? Seria um abuso achar que a mística resolve tudo, e o Grêmio perdeu. Ao natural.

As estatísticas evidenciam a mediocridade gremista quando sai do Rio Grande do Sul. No returno do Campeonato Brasileiro, longe de seu estado, o tricolor de Porto Alegre fez um mísero gol: e foi um tento ilegal, no empate por 1-1 contra o Fluminense, quando o time empatou a partida após o atacante Marcel roubar, com a mão, uma bola dominada pelo arqueiro adversário. Ontem, com uma formação caindo aos pedaços, seria loucura acreditar num bom resultado, embora os gremistas tenham se acostumado ao impossível.

O São Paulo em ritmo de treino ajudava os teóricos do improvável. O time da casa jogava desinteressado e, não encontrando oponentes sérios, foi levando a partida em ritmo morno. No intervalo, um 0-0 parecia indicar que o Grêmio estava bem. Como esperado, era mentira. No segundo tempo, bastou os campeões brasileiros aumentarem um pouquinho seu ritmo para o jogo mudar. Com cinco minutos, pênalti para o São Paulo. Rogério Ceni cobrou no canto e fez, 1-0.

Havia espaço para vencer com sobras, mas o tricolor do Morumbi não tinha porque se desgastar. Apenas ficou esperando o jogo terminar, ouvindo sua torcida cantar alegremente "e-li-mi-na-do", para os gremistas. Sim, pois se os gaúchos tiraram o São Paulo da Libertadores 2007, ontem foi a hora do troco. Com a vitória paulista, os sonhos do Grêmio de ir à maior competição do continente em 2008 ficaram praticamente sepultados.

Nenhum comentário: