terça-feira, 13 de novembro de 2007

3 rodadas e milhares de definições

ARGENTINA - APERTURA 2007

Lanús: mais emergente impossível. Um clube que busca construir uma imagem internacional forte está perto do sonhado título argentino. São três pontos de vantagem sobre o multicampeão Boca Juniors, dono de uma folha de pagamentos infinitamente maior do que o valente time do sul.

Três pontos que certamente teriam um valor maior se um ''maldito'' confronto não acontecesse. O jogo que vem tirando o sono dos torcedores do líder tem data marcada: 18° rodada, na Bombonera - a ''final'' do campeonato. Cabe ao Lanús não perder pontos até lá, para manter a qualquer custo a valiosa diferença.

Alheio a badalada peleia pelo campeonato está o Tigre, que em sua volta para a primeira divisão ocupa a terceira colocação, distante cinco pontos do líder Lanús. Com nove em jogo, a tarefa complica por não haver confronto direto com o líder, além de confrontar com o Boca na última rodada, que também poderá estar decidindo o título. Nada capaz de desanimar a torcida, que leva multidões até como visistante (cerca de dez mil foram a La Plata, na primeira rodada), já que a campanha supera qualquer espectativa e reativou a paixão e os grandes duelos na primeira divisão.

Da grata surpresa, para as decepções. Rosário está aos prantos. A cidade corre o risco de perder seus dois tradicionais times na competição. Central e Newell's fazem campanhas fraquíssimas, que aliadas a uma média de pontos baixa, os coloca na direção do rebaixamento. Com míseros 10 pontos no Apertura, o Rosario Central ocupa a 18° posição na tabela do rebaixamento, o que o levaria a um quadrangular com duas equipes da segunda divisão. Sem qualquer capacidade de reação, o quadro azul e amarelo foi goleado em pleno Gigante de Arroyito na última rodada, frustrando 25 mil torcedores. Vencer os três jogos e esfriar o conflito interno que atola as pretensões é o mínimo para se safar da tragédia.

Na mesma estrada escura está o Newell's Old Boys, cuja raça que vinha salvando a histórica camisa rubro-negra foi exaltada neste blog. Porém a suposta falência e um grupo fraco acabaram pesando mais, e o clube hoje estaria automaticamente rebaixado. Dois confrontos diretos nas últimas rodadas podem transformar a aflição em salvação: San Martín e Gimnasia Jujuy, rivais diretos no rebaixamento esperam o rubro-negro para decidir a vida. E nessas horas, a raça citada anteriormente pode valer tanto quanto futebol bem jogado. Sorte do Newell's.

Nenhum comentário: