quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Terça-feira de glórias

Ontem, foi decretado o fim não-oficial da Série B do Campeonato Brasileiro. Embora ainda haja uma disputa contra o rebaixamento, a parte realmente interessante do torneio já está definida: as três vagas de acesso que ainda restavam - a primeira era do Coritiba - foram ocupadas numa terça-feira repleta de glórias.

Time mais tranqüilo dessa história toda, a Portuguesa poderia até subir de divisão perdendo as três partidas que sobravam antes da rodada de ontem - bastava um único tropeço dos concorrentes fora da zona de classificação. E, contra o Coritiba, tendo o agravante de jogar em inferioridade numérica, a Lusa perdeu, levou 2-0. Mas saiu de campo vibrando mesmo assim: na capital do Ceará, veio o esperado tropeço alheio. O Fortaleza que precisava vencer fosse como fosse, perdeu. Levou 0-1 do sonso time do São Caetano, ficando parado na tabela e incapaz de progredir. Tradicional figura do futebol brasileiro, a antes decadente Portuguesa ressurge em 2007, conquistando o acesso à primeira divisão estadual e nacional. Que se mantenha.

O sentimento paulista se repetiu em Minas Gerais, onde o meteórico Ipatinga venceu o Marília por 3-2, chegando a 61 pontos, fincando-se na vice-liderança do campeonato e confirmando presença na Série A 2008. Fundado em 1998, o time comemorará sua primeira década rodeado de conquistas relevantes: campeão estadual em 2005, semifinalista da Copa do Brasil em 2006, e obtendo um duplo acesso, indo da Série C diretamente para a A. Já se torna, com sobras, o maior clube interiorano de Minas.

Quem mais comemorou o acesso, no entanto, não foram torcedores e simpatizantes dos clubes do sudeste. Não, foi da Bahia que se ouviram os principais gritos de alegria. Lá existia, diferentemente dos outros dois felizes times de ontem, uma torcida numerosa, que passou os últimos anos agonizando. O Vitória, que caiu da Série A para a C em questão de duas temporadas, provou ter mudado de atitude ao repetir este caminho, mas no sentido inverso. Também em duas temporadas, o rubro-negro de Salvador deixa o fundo do poço do futebol nacional para figurar na elite em 2008. O acesso foi assegurado com uma bela goleada de 4-1 sobre o CRB alagoano.

Geralmente, os grandes dias de futebol são lembrados como domingos. Na Série B, com suas rodadas em datas alternativas, domingos inexistem. Poucos finais de semana, porém, serão lembrados com o mesmo carinho pelos torcedores de quem viveu a mais gloriosa das terças-feiras.

Nenhum comentário: