segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Picuinhas

A briga Grêmio x Palmeiras e Valdivia está longe de terminar. Primeiro, foram as provocações de ambas as partes durante a semana que precedeu o duelo entre as equipes, em São Paulo. Depois, com os gaúchos caçando-o em campo, veio o soco do gremista Gavilán sobre o chileno, e sua conseqüente suspensão.

Agora foi a vez de Valdivia se portar covardemente. Na partida do final de semana, frente ao Vasco, o jogador desferiu uma cotovelada e um soco nos rivais. Ainda querendo "vingança" pela má imagem causada no caso Gavilán, o Grêmio divulgou uma nota em seu site oficial, exigindo tratamento no mínimo igual para esse caso:

"Quem acompanha futebol e trabalha com isso diariamente acaba por conhecer as características de determinados jogadores.
Na noite deste domingo, enquanto Vasco da Gama e Palmeiras empatavam em 2 a 2 no estádio do São Januário pelo campeonato brasileiro, o chileno Valdivia, do time paulista, mostrou mais uma vez sua índole.
O jogador palmeirense agrediu de forma covarde, por duas vezes, os adversários Tiaguinho e Alan Kardec.
Na segunda dela, acabou expulso de campo.
Ainda que seja um grande jogador de futebol, e isto ninguém discute, volta e meia faz prevalecer seu mau caráter dentro de campo.
Fora dele, já havia sido dispensado da seleção chilena por mau comportamento na concentração.
Às vezes, quando pega pela frente uma arbitragem omissa, acaba levando vantagem em provocações, agressões e atitudes ilícitas não flagradas pelos homens de preto responsáveis por comandar o espetáculo. Porém, volta e meia, tais atitudes são desmascaradas, ora pelo árbitro, ora pelas câmeras de TV e ora por ambos. Foi o caso neste jogo contra o Vasco da Gama.
O Grêmio sempre se caracterizou por ser uma equipe guerreira, que joga duro, mas dentro das leis do jogo. Jamais foi favorável a atos de violência ou de covardia e não poderia deixar passar este momento quando cai a máscara do jogador chileno.
Não absolvemos a atitude do jogador Gavilan, mas fazemos questão de deixar bem claro que o outro atleta envolvido no polêmico lance entre Grêmio e Palmeiras está longe de ser uma vítima."

Na segunda-feira, foi a vez do Palmeiras dar a sua resposta, defendendo-se:

"Inconformado com a suspensão do jogador Gavilán, o Grêmio critica em seu site, por meio de um artigo não assinado, as atitudes do NOSSO jogador Valdívia no jogo de domingo contra o VASCO DA GAMA. Isso mesmo: jogo contra o Vasco da Gama, e não contra o Grêmio. E por que resolveram criticar um jogador do Palmeiras em uma partida contra o Vasco da Gama? O interesse nos parece óbvio: querem prejudicar o Palmeiras, concorrente direto à vaga da Libertadores.

Cuidam de exigir do STJD uma punição igual à dada ao Gavilán. O indigitado jogador esmurrou Valdívia (e aqui não vamos falar da joelhada do Sandro Goiano nas costas do Valdívia, ok?). É bom deixar claro: o comportamento do jogador Valdívia em campo é um problema do Palmeiras. Se o jogador teve conduta não condizente com os códigos desportivos, cabe ao STJD se manifestar, ou ao Vasco, caso o clube cruzmaltino sinta-se prejudicado de alguma forma.

Ou seja, o Grêmio tem o direito de assistir ao jogo. E mais nada. E vejam bem, até agora o Vasco não se manifestou. Mas o Grêmio, que nada tem a ver com o jogo, sim. É bom deixar claro ao autor da carta que cabe à diretoria de futebol do Palmeiras decidir sobre o que ocorreu no jogo contra o Vasco. É um problema interno do clube que não será debatido aqui, neste espaço. Não interessa ao Grêmio, que deveria cuidar de seus atletas .

É própria da arrogância liliputiana a pretensão de interferir em um assunto que não é de sua alçada. Por fim, agradecemos a crítica ao Valdívia, pois o texto se refere a ele como 'um grande jogador'. O Grêmio não precisava disso. Resta-nos apenas lamentar, profundamente."

***

Quatro pontos:

1. O Palmeiras está correto em afirmar que o assunto não diz respeito ao Grêmio. O tricolor pode até se manifestar a respeito, mas o julgamento deveria desconsiderar as reclamações;
2. O Grêmio não está inconformado com a punição de Gavilán, como disseram os palmeirenses, tanto que condenou-o em sua nota;
3. O Palmeiras é incoerente ao dizer que o Grêmio julga uma partida em que não estava diretamente envolvido para tentar prejudicá-lo. Basta lembrar que o alviverde fez o mesmo antes do último confronto entre as equipes, tentando "alertar a arbitragem" ao qualificar o time gaúcho como "violento" por jogos que não lhe diziam respeito;
4. As equipes que tratem de jogar bola e deixem de lado essas picuinhas infantis.

Nenhum comentário: