segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Mistos

Com resultados ruins desde o começo do Campeonato Brasileiro, a torcida do América de Natal, já rebaixado à Série B 2008, acostumou-se a ver seus públicos, outrora grandiosos, minguarem. Aos poucos, a massa que ia aos estádios para apoiar o time local foi diminuindo e, pior, mostrando ter outras cores: potiguares torcendo para outros clubes passaram a freqüentar os jogos no Machadão.

Foi um golpe no orgulho dos verdadeiros torcedores do América, que mesmo derrotados invariavelmente, não deixavam de apoiar sua equipe. Eles passaram a tratar os outros por "mistos", e a revolta só precisava de um estopim para ser desencadeada.

No fim de semana, ele veio. Para o jogo contra o Flamengo, a direção americana não pensou duas vezes na hora de querer fazer caixa: metade do estádio foi reservada à torcida adversária, em detrimento aos locais - na prática, suspeita-se que a porcentagem tenha sido maior, chegando a quatro quintos do Machadão.

Já sabendo disso, os alvirrubros de Natal organizaram protestos, clamando por um maior apoio e interesse da cidade por seu clube. Antes da partida, teria havido queima de camisas de outros clubes, como crítica aos "mistos". Dentro de campo, foi a vez da ação dar lugar às palavras, expressas nas faixas.

Nenhum comentário: