segunda-feira, 29 de outubro de 2007

O futebol nasceu em Sheffield

Formas primitivas de futebol existem desde a Antigüidade. Saindo de jogos recreativos chineses, passando pelos sacrifícios maias e por esportes gregos e chegando ao calcio fiorentino, vê-se que o mundo dava pontapés em pelotas muito antes de qualquer regulamentação futebolística. A história oficial, porém, afirma que o football moderno surgiu nas escolas inglesas, por volta de 1846.

Eu prefiro acreditar que o verdadeiro esporte surgiu onze anos depois, em Sheffield. Lá, entusiastas do cricket buscavam desesperadamente uma solução para os dias de inverno, quando não podiam praticar o esporte. Apostando no incipiente futebol, William Prest e Nathaniel Creswick fundaram, em 1857, o Sheffield Football Club - primeira agremiação dedicada a este esporte. Com o clube, vieram também as primeiras regras que visavam padronizar o futebol, reunidas no chamado Código de Sheffield.

Um esporte só ganha envergadura e atrai aficionados quando há regras e clubes. Foi em Sheffield que surgiram os pioneiros e lá era o real local de nascimento do futebol. Poucos anos depois, com as bases já construídas, outras uniões surgiram nas localidades próximas. Em 1863, finalmente, surgiria a Football Association (FA) inglesa, primeira federação dedicada ao desporto. Ela criaria as regras próximas do que conhecemos hoje, além de organizar os primeiros torneios oficiais entre clubes. Dali em diante, o futebol deixou de ser uma conquista de pioneiros para virar uma paixão mundial, chegando à grandiosidade dos dias atuais.

No entanto, o Sheffield F.C., que completou 150 anos de existência no último dia 24, permaneceu fiel às suas tradições. Amadores desde o primeiro dia, "The Ancients", que hoje disputam um campeonato equivalente à 8ª divisão nacional, não têm grandes glórias representadas por troféus. Sua maior conquista, todavia, é insuperável por qualquer outro time: alicerçar o maior esporte do mundo.

Nenhum comentário: