sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Eliminatórias da Euro: Grupo A

Com este post, o Futebesteirol começa a analisar como andam as coisas nos sete grupos das Eliminatórias à Eurocopa de 2008. Seguindo, obviamente, a ordem alfabética, começaremos pela chave A. Vale lembrar que a fase das Eliminatórias é composta por seis grupos de 7 seleções e um grupo de 8 - os dois primeiros de cada um jogam o torneio do ano que vem, a ser disputado na Áustria e Suíça (seleções previamente classificadas, como sedes).

Grupo A: quatro vivos, duas vagas

Classificação de momento:



PG J
Polônia 24 12
Portugal
23 12

Sérvia
20
12

Finlândia
20
12
Bélgica 15 12

Armênia
9
10

Cazaquistão
7
12

Azerbaijão
5
10

Sem repetir o brilho de suas últimas competições, Portugal enfrentou algumas dificuldades inesperadas ao longo do caminho. Pontos perdidos nos minutos finais ou contra adversários mais fracos impediram que a classificação - agora próxima - fosse garantida com antecedência. Bom para a Polônia que, agora, só perde a vaga por milagre. A Sérvia, descendente do tradicional futebol iugoslavo, e a surpreendente Finlândia, correm por fora. Mas seguem vivas: afinal, faltando duas rodadas para o encerramento do grupo, basta um pouco de competência e sorte para obter a vaga. As jornadas finais serão eletrizantes.

Cabe lembrar que Armênia e Azerbaijão não têm 12 partidas disputadas porque o Azerbaijão recusou-se a jogar na casa dos adversários, enquanto os armenos não concordaram em realizar os duelos em campos neutros. A UEFA optou por cancelar os confrontos - se os times estivessem brigando por classificação, ela seria definida pelo aproveitamento.

Nenhum comentário: