sábado, 29 de setembro de 2007

Consagrado mas derrotado

Quase trinta mil pessoas foram ao estádio Couto Pereira na noite desta sexta-feira acompanhar o duelo entre Coritiba e Ipatinga, respectivamente líder e vice-líder da Série B nacional. Não devem ter se arrependido, afinal, viram um jogo em que os dois times mostraram porque estão em boa posição no torneio, jogando um futebol superior à média da segunda divisão e, por vezes, de dar inveja a alguns quadros da Série A. Além disso, quem foi ao estádio teve a chance de acompanhar in loco a polêmica que se passou nos acréscimos do segundo tempo.

Os gols que faltaram no confronto que se estendeu quase até o final empatado em zero, não refletiram a quantidade de chances criada pelos dois lados. O primeiro tempo foi do Ipatinga, que até bola na trave acertou, mas a tônica do jogo acabaria sendo coxa-branca. Na etapa final, os paranaenses foram crescendo e passaram a dominar o duelo. Fred, arqueiro do onze visitante, começou a se tornar o nome da partida, com intervenções cada vez mais milagrosas.

Aos 90+2 minutos, porém, Ricardinho, do Coritiba, invadiu a área adversária, pressentiu a chegada do zagueiro - que tirou seu corpo para não cometer falta - e caiu no chão como um saco de batatas. Nada houve no lance, mas o árbitro marcou pênalti. Era hora de o Ipatinga fazer a justiça de manter o empate com as próprias mãos, ou melhor, com as mãos de Fred. Começaria então uma série incomum de cobranças repetidas em função das decisões do árbitro.



Encarregado do tiro, Anderson Lima mandou a bola no canto esquerdo de Fred, que defendeu. Alegando que o goleiro se adiantara, a arbitragem mandou repetir a cobrança - na verdade, o que houve foi o tradicional passo para a frente que nove entre dez goleiros dão e apenas um entre dez juízes assinala como infração. Pois lá foi Anderson Lima cobrar pela segunda vez; ele não mudou o canto, nem Fred, que defendeu de novo. Outra vez, os encarregados de mediar o encontro ordenaram a repetição do lance. Confiante, Lima não abriu mão de sua terceira chance, mandando um chute forte, parado novamente por Fred - no rebote, o veterano jogador da equipe da casa até fez o gol, mas o lance já não valia, pois a arbitragem havia decidido por... mandar repetir a cobrança, assinalando outro adiantamento.

Anderson Lima foi para a bola de novo. Agora, na quarta oportunidade, mandou rente ao poste direito. O goleiro novamente saltou certo, mas desta vez foi vencido. Eram 90+9 minutos de uma partida que se encerraria a seguir. Fred será lembrado como o arqueiro saiu de campo consagrado por defender três cobranças de um pênalti inexistente, mas derrotado pela falta de bom senso dos senhores de preto.

Nenhum comentário: