sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Pênaltis para os pequenos

A Carlsberg Cup - ou, se preferir, a primeira edição da Taça da Liga de Portugal - inovou nesta temporada ao trazer um sistema de desempate incomum na Europa, embora vastamente utilizado na América do Sul: em caso de igualdade no tempo normal dos jogos, não se disputa mais a prorrogação de trinta minutos, partindo-se diretamente às penalidades máximas.

Esse formato virou uma chance dourada para que equipes pequenas - e retrancadas - contenham os adversários mais qualificados, buscando obter a glória desde os onze metros. A tática tem dado resultado, com grandes zebras ocorrendo nesta semana: o Belenenses, um dos representantes portugueses na Copa da UEFA, foi eliminado pela Portimonense, antepenúltima colocada da segunda divisão, levando 4-3 nos pênaltis, depois de se igualar em 1-1 no tempo normal. A maior surpresa, no entanto, foi a eliminação do gigante Porto que, contra o Fátima, outro clube da segunda divisão, empatou por 0-0 fora de casa, sucumbindo nos penais ao levar 4-2.

Mesmo os clubes maiores que obtiveram classificação não tiveram vida fácil: Benfica e Sporting também foram para a agonia dos pênaltis, mas conseguiram triunfar, respectivamente, sobre a Estrela Amadora e o Vitória de Guimarães. O torneio, porém, não será agradável aos pequenos até o final, pois, depois da próxima fase (as quartas-de-final), os quatro times restantes decidirão os dois finalistas em um quadrangular com jogos únicos - aí, os grandes que sobreviverem farão valer sua força.

Um comentário:

Maurício Brum disse...

Confrontos das quartas-de-final:

Benfica - Vitória de Setúbal
Sporting - Fátima
Portimonense - Beira-Mar
Penafiel - União de Leiria

a partir de agora, serão eliminatórias em dois jogos, não mais em um.