domingo, 10 de junho de 2007

Decisão na Liguilla uruguaia

O torneio classificatório para as copas internacionais terá seu término hoje, com a quinta rodada. A Liguilla emocionou o Uruguai, proporcionou um clássico decisivo, entristeceu (mais uma vez) uma das grandes torcidas do país e hoje, suas vagas serão definidas.

O campeão da Liguilla ingressa diretamente na Copa Libertadores e se junta ao Danúbio, campeão nacional. O segundo colocado disputa a chamada Pré-Libertadores, enquanto o terceiro e o quarto colocado terão vaga assegurada na Copa Sulamericana.

A rodada começou no sábado, com o tropeço do Montevidéo Wanderers que luta pela Libertadores diante do já morto Peñarol. Os ''boêmios'' como são chamados, chegaram a estar vencendo por 2-0, mas os aurinegros não jogaram sem raça como alguns supuseram, já que uma derrota prejudicava o rival Nacional, e buscaram o empate nos últimos minutos, com gols de Mozzo e Darío Flores.

Bella Vista e Danubio (que já está garantido na Libertadores e na Sulamericana, esta última pela classificação na Liguilla) apenas ''cumprem tabela'', pois se o atual campeão uruguaio ingressar na zona de classificação à Libertadores, o clube que estiver uma posição abaixo toma a sua vaga. O Bella Vista não tem chance alguma de classificação, com um ponto conquistado em quatro jogos.

A decisão realmente dita estará no emocionante confronto entre Nacional e Defensor, que chegaram até as quartas-de-final da Copa Libertadores desse ano. Beneficiado pelo empate do seu rival, o tricolor precisa apenas de um empate diante dos violetas para forçar um jogo extra com o Wanderers, que empatará em pontos. Se vencer o jogo extra, entra diretamente na Copa, se perder, ruma até a Pré-Libertadores. Os violetas precisam vencer o confronto de hoje, caso ainda sonhem com a Copa. Uma vitória simples garante o Nacional na principal competição da América.

A rodada dupla no mítico Centenário começa as 16 horas.

Nenhum comentário: