quarta-feira, 23 de maio de 2007

Vingança

O Milan é o campeão europeu desta temporada. Contra o mesmo Liverpool, seu algoz em 2005, os italianos deram o troco, aplicando um 2-1 em Atenas hoje, levando a taça para Milão. Uma conquista que veio com todos os méritos, ao menos se considerarmos partida final.

Diante da aguerrida equipe inglesa, os "rossoneros" mostraram porque eram favoritos e fizeram prevalecer sua maior técnica. Mesmo pressionados no primeiro tempo, a equipe italiana cresceu numa hora decisiva do jogo: a partida já ia para o intervalo, quando, aos 45 minutos, Pirlo cobrou uma falta frontal à área do Liverpool, Inzaghi desviou tirando o goleiro Reina da jogada e abrindo a contagem.

O gol no suspiro final do primeiro tempo foi um duro golpe ao Liverpool, que se imaginava dono do jogo. Na etapa complementar, os milaneses tinham a vantagem em mãos e souberam conduzir a partida de modo que os ingleses nada mais pudessem almejar. Aos 82 minutos, em outra jogada brilhante, o brasileiro Kaká lançou Inzaghi, livre na área adversária, para que este driblasse o arqueiro adversário e fizesse 2-0. Era o segundo tento de Inzaghi no jogo e, àquela altura, também tornava-se o gol do título. De nada valeu a luta do Liverpool, que mesmo encontrando um gol aos 89 minutos, através de Kuyt, num escanteio, não pôde evitar a derrota por 1-2 e o vice-campeonato.

Envolvido nos escândalos de manipulação e compra de resultados na temporada passada, o Milan iniciou 2006/2007 com perspectivas de que não jogaria nenhuma competição européia e, pior, seria rebaixado à segunda divisão italiana. Mas as penas foram abrandadas, o esquadrão "rossonero" entrou na UEFA Champions League e, mesmo titubeando durante várias partidas nas fases iniciais, soube jogar a competição e mostrar sua força nas horas decisivas. Um título conquistado, também, no peso da camisa.

O sabor especial ficou por conta da "vingança" proporcionada à torcida, tão abalada pela humilhação de 2005, quando o Liverpool reverteu um 0-3 favorável ao Milan, para levar o troféu à Inglaterra. Agora, como em 1963, 1969, 1989, 1990, 1994 e 2003, o Milan retoma a coroa da Europa - pela sétima vez.

Nenhum comentário: