sexta-feira, 11 de maio de 2007

Vai começar o Campeonato Brasileiro

Depois de uma longa espera, o principal torneio do futebol nacional volta à ativa. O Campeonato Brasileiro, sempre nivelado, recomeça nesse final de semana, com um atrativo a mais: os 12 maiores clubes do país estão novamente juntos na Série A.

Arriscar favoritismo antes da bola rolar é sempre complicado, numa competição tradicionalmente equilibrada. Em 2007, o brasileiro começa dando margem para que muitos desacreditados despontem, pois os times tidos como "acima da média" nacional estão com interesses divididos (como Grêmio e Santos, envolvidos na Libertadores, ou o bom Botafogo, priorizando a Copa do Brasil) ou tentam se recuperar de crises (como Internacional e São Paulo, eliminados em seus respectivos estaduais e na Libertadores).

A dificuldade de dar um prognóstico é especialmente agravada num país onde temos o torneio dividido em duas partes: a primeira é agora, antes da abertura do mercado europeu na metade do ano; a segunda, começa no próximo semestre, quando a debandada de craques e promessas ao exterior estiver terminada, fazendo com que a situação de várias equipes mude radicalmente de figura.

Com o brasileiro, recomeçará a infernal dança dos treinadores, mandados embora de muitas equipes ao menor sinal de crise. Surgirão "cavalos paraguaios" que, como sempre, começam encantando a mídia, e uma vez supervalorizados, despencam na tabela. Do mesmo modo, surgirão times nos quais ninguém apostaria um tostão furado e, no fim, chegam a beliscar uma vaga na Libertadores - como os ascendentes nordestinos, desprezados por boa parte da crítica, mas ansiosos por mostrar a que vieram.

Enfim, as incertezas antes do início da competição só se dissiparão quando a bola rolar. Futebol não se define em prognósticos, e sim, dentro das quatro linhas. De momento, só é certo que a 37ª edição do Brasileirão vem aí, prometendo partidas eletrizantes e verdadeiras guerras pelo troféu.



PS: a temporada de Campeonato Brasileiro começa oficialmente hoje, com jogos da Série B servindo como aperitivo aos confrontos da primeira divisão.

Nenhum comentário: