quinta-feira, 10 de maio de 2007

Santos entre os oito

Não foi fácil, mas o Santos conseguiu confirmar seu favoritismo diante do Caracas, nesta quinta-feira, confirmando sua passagem às quartas-de-final, entre os oito melhores times da Libertadores da América de 2007. Quem esperava uma vitória fácil contra os venezuelanos, contudo, foi surpreendido e viu os santistas encontrarem grandes dificuldades para fazer valer o peso de jogar em casa e justificar suas idéias de superioridade.

Mesmo o mais pessimista dos torcedores santistas não poderia prever o início de jogo avassalador que o Caracas impôs. Em pouco tempo, e diante de um Santos que ia se mostrando apático até então, o Caracas abriu 0-2, para desespero dos cerca de 10 mil torcedores que foram à Vila Belmiro, com gols de Rey, aos 22 minutos, e Carpintero, aos 31. Tendo vencido o famigerado River Plate, em Buenos Aires, pela primeira fase, o time venezuelano deu esperanças aos aficionados de que repetiria a façanha de vencer um time dado como mais forte fora de casa - principalmente porque, com o empate por 2-2, na partida de ida, só seria eliminado se sofresse uma virada. Mas aí o Santos entrou no jogo...

Acordando após a hibernação que durou por mais de meia hora e quase pôs tudo a perder, o alvinegro praiano foi à carga com força total. Três minutos após sofrer o segundo gol, os santistas já comemoravam o 1-2, graças ao tento anotado por Anaílton. Mais algum tempo de uma pressão que ia ficando cada vez mais insuportável e a igualdade já figuraria no placar: golaço de Zé Roberto, marcando de letra, aos 41 minutos de jogo, e deixando tudo em 2-2.

No segundo tempo, a falta de qualidade do time da Venezuela pesou. O Santos aproveitou-se: aos 66 minutos, Zé Roberto foi grande outra vez, acertando um petardo em curva, que inapelavelmente estufou as redes do Caracas. Era a virada. 3-2 para o Santos, de uma forma que até pode ser vista como heróica, mas na verdade foi muito mais sofrida do que deveria ser. No tempo restante, mesmo com ataques esporádicos do Caracas, o time brasileiro soube conter a pressão e garantir a passagem às quartas-de-final.

Mesmo com a classificação obtida, a partida de hoje mostrou várias fraquezas de um time visto até agora como "imbatível" na Libertadores. O adversário na próxima fase será o poderoso América, do México, e um jogo sonolento como o dos minutos iniciais de hoje, pode se mostrar irrecuperável pela equipe santista.

Nenhum comentário: