sábado, 19 de maio de 2007

2ª rodada do Brasileirão, uma prévia

Após uma primeira rodada de muitos gols e algumas surpresas, o Campeonato Brasileiro vai pouco a pouco pegando embalo e conquistando as torcidas envolvidas nas inúmeras disputas que a tabela proporciona. Vamos aos confrontos da rodada dois, onde os times que começaram tropeçando buscam uma tranqüilizadora recuperação, enquanto os que iniciaram com resultados positivos, querem mostrar que a primeira rodada não foi um fato isolado:

19/05-

Juventude-RS - Paraná-PR

Jogos do Juventude costumam ser pouco empolgantes, bem como o Paraná vem jogando um futebol de má qualidade (apesar da boa vitória na estréia). Tudo indica que será um dos jogos mais fracos da rodada. O time gaúcho já provou que não é bom nas partidas anteriores e dificilmente terá forças para bater o tricolor paranaense que, se não tem um grande time, ao menos não é pior que os caxienses.

Atlético-PR - Internacional-RS

Provavelmente, a partida mais interessante do sábado. O Inter tenta sair das profundezas da crise na qual se embrenhou desde o início da temporada, e após uma semana conturbada, deve entrar para jogar sua vida e recuperar a tranqüilidade. A boa equipe paranaense, que vem de um resultado brilhante na primeira rodada, quer manter o ritmo, e conta com o apoio do torcedor para vencer outra vez. Jogo sem favorito.

Santos-SP - América-RN

Em condições normais, qualquer previsão apontaria para um massacre proporcionado pelo time de Vanderlei Luxemburgo. Contudo, a equipe santista não entrará com forças máximas, pela sua divisão de atenções com a Libertadores. O América que, contra os prognósticos gerais, mostrou não ser tão fraco, ao endurecer na partida de estréia, contra o Vasco, vê no mistão de Luxemburgo sua possibilidade de sonhar com um resultado que não seja a derrota.

20/05-

Goiás-GO - Flamengo-RJ

O time do Goiás está fraquíssimo, sem apresentar nenhum resquício do grande futebol que encantava o Brasil até poucas temporadas atrás. Do outro lado, vem um Flamengo que busca a reabilitação após uma má estréia em casa. Apesar da mística de o time goiano costumar, a cada temporada, surpreender equipes melhores no Serra Dourada, é difícil não crer num resultado favorável aos cariocas.

Botafogo-RJ - Atlético-MG

Confronto de rivalidade instantânea. O Atlético ainda protesta após ter sido desclassificado na Copa do Brasil por erros clamorosos de arbitragem, contra o próprio Botafogo, neste mesmo Maracanã. Querendo vingança, o galo mineiro vem com tudo, e se a raça falar mais alto, como costuma ocorrer, deve levar a vitória. O jogo será uma espécie de tira-teima, mesmo com o Botafogo escalando uma equipe mista.

Cruzeiro-MG - Corinthians-SP

Jogo de mais tradição do que qualidade. Dois clubes a passos de reestruturação após começos de temporada não muito empolgantes, Cruzeiro e Corinthians entrarão em campo com times que nem de longe honram a história do jogo. O (pouco) futebol apresentado por ambos os times não permite prever grande coisa, mas o redator crê numa vitória mineira.

Palmeiras-SP - Figueirense-SC

Mais uma vez, caíremos na máxima de criticar o Figueirense "que só joga bem na Copa do Brasil". Máxima que vem se mostrando verdadeira durante as semanas que passaram. Num jogo que reúne dois times de estréias distintas (o Palmeiras goleou fora de casa, enquanto o Figueira foi goleado, em seus domínios), a promessa é de que o time paulista, jogando em casa e contra um adversário que poupa titulares, leve a melhor.

Vasco da Gama-RJ - Sport-PE

Grande partida entre dois times que prometem fazer bonito no Brasileirão. A maior expectativa do confronto em terras cariocas, como já foi antecipado, é o tão adiado "gol mil" de Romário - será que finalmente vai sair? Porém, ao Vasco, cabe lembrar da lição aprendida anteriormente, de que é melhor se preocupar em derrotar o adversário e não em satisfazer os anseios do baixinho. O Sport é bom e já provou isso, tendo grandes possibilidades de melar a esperada festa cruzmaltina.

Náutico-PE - São Paulo-SP

Um abismo de técnica separa os dois times. O São Paulo é obviamente favorito, mas já há algum tempo, não vem apresentando o futebol que se esperaria de um elenco tão forte. É aí que mora a esperança do Náutico que, se não é visto com bons olhos, ao menos não estreou mal: fez uma partida duríssima contra o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, só perdendo-a nos acréscimos do segundo tempo. Mesmo com as acalentadas esperanças do timbu, o São Paulo leva.

Grêmio-RS - Fluminense-RJ

O Grêmio busca dar um sopro nas nuvens negras de uma má fase, que algumas pessoas começam a ver pairando sobre o Estádio Olímpico depois de duas partidas sem vitória e uma situação que se complicou na Libertadores. Contra um Fluminense totalmente concentrado na Copa do Brasil e poupando os principais jogadores, o treinador Mano Menezes promete escalar um time com mais titulares do que na estréia (onde só reservas entraram em campo). Num jogo que mais simboliza um "aquecimento" às aspirações que movem os dois times em outras competições, a vitória gremista é o resultado mais esperado.

Nenhum comentário: