quarta-feira, 1 de abril de 2009

Distúrbios e mais distúrbios

Depois do Riograndense e do Milan, de Júlio de Castilhos, disputarem seus jogos a morir, foi a vez do Inter-SM, da elite do futebol gaúcho, vivenciar uma partida cheia de imprevistos e incidentes fora de campo. É bem verdade que pouco do anormal que ocorreu na Baixada teve a ver com o coloradinho. Mas disso Veranópolis e Brigada Militar ocuparam-se muito bem.

O encontro de segunda-feira, entre vermelhos e coloridos (quantas são as cores do VEC?), iniciou com o Inter-SM disposto a honrar os dez reais pagos por quase cinco mil torcedores. O que era complicado, já que para chegar ao ataque os santamarienses precisavam de um esforço desumano. E atacou com perigo apenas em cruzamentos, chuveirinhos e escanteios. O quadro serrano não mostrava solidez na defesa, mas logo mostrou as conhecidas virtudes ofensivas: Romano, lateral de qualidade e bom passe, avançou com velocidade pela esquerda e tocou para Miro Bahia, o camisa 10, achar Dinei. O atacante, que infernizou a defesa gremista no primeiro turno e teve um dia de glória plena, marcou mais um golaço, arrematando de fora da área.

Necessitando de ao menos um empate para oficialmente salvar-se do rebaixamento, o Inter só igualou em 1-1 quando o árbitro Rogério Gonçalvez apitou pênalti em Warlei. A penalidade máxima, um tormento na campanha até aqui - Alê Menezes (duas vezes) e Vainer já perderam penais -, resultou em gol nos pés de Cassel, o novo cobrador oficial. Dois minutos depois, Miro Bahia agrediu o zagueiro Linno, do Inter-SM. O bandeira informou Rogério e a expulsão convulsionou os jogadores do VEC, que partiram para cima do juiz. A Brigada Militar, em uma noite EXALTADA, borrifou spray de pimenta nos atletas visitantes.

A baderna estava consolidada. Como o vídeo do futebesteirol mostra abaixo, os jogadores caíram no gramado e ali passaram parte do intervalo. Instantes depois, uma ambulância transportou cinco atletas até o hospital. Assistindo ao vídeo, é difícil acreditar que cinco jogadores foram mesmo atingidos pelo spray. Encenação ou não, o presidente do VEC, Gilberto Generosi, garantiu que o time não tinha condições de voltar à campo. Noveletto, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, ordenou que a partida recomeçasse na terça-feira. O Inter-SM, mesmo descontente, acatou a decisão e, com grande público, alcançou o 2-1 (gol de Alê ) que o aproxima da classificação para o mata-mata da Taça Fábio Koff. O primeiro vídeo é o da confusão. O segundo mostra alguns lances e o gol de Cassel.




Nenhum comentário: