quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Calor... no inverno

Pouco mais de duas semanas separam os espectadores da fase quente da Liga dos Campeões da Europa. A fase de grupos fica pra trás, dando lugar ao emocionante mata-mata. Dezesseis times, sendo quatro ingleses, três espanhóis, três italianos, dois portugueses, um alemão, um francês e um grego, enfrentam-se buscando o título da maior competição europeia.

Como de costume, tradicionais equipes se confrontam, gerando muitas vezes jogos memoráveis, a partir do dia 24.

Real Madrid x Liverpool:

Um dos confrontos mais esperados por torcedores de todo o mundo. O Real Madrid, nove vezes vencedor do torneio, pega o também muito vencedor Liverpool. O time de Madrid, que não tem apresentado um bom futebol, tem como peça vital do time o goleiro Iker Casillas, considerado um dos melhores do mundo (e também um dos mais sortudos, na opinião de alguns). O goleiro espanhol terá pela frente a difícil tarefa de parar seu conterrâneo, o atacante Fernando Torres. A equipe inglesa tentará reabilitação em partidas eliminatórias após a derrota para o Everton na prorrogação, em jogo válido pela Copa da Inglaterra.

Chelsea x Juventus:

A Juventus, com uma invejável marca de oito jogos de invencibilidade pela Liga dos Campeões enfrenta o Chelsea, de Felipão, fora de casa no jogo de ida. Anteriormente, as chances estariam contra a Juventus, visto que o Chelsea não era derrotado em casa, mas tal estatística caiu por terra quando Felipão assumiu o comando dos Blues. Este, portanto, é um jogo imprevisível. O grande desafio do Chelsea será superar a formidável defesa da equipe de Turim, de apenas quatro gols sofridos na competição e que conta com o goleiro tetracampeão pela seleção azzurra em 2006 Buffon, e com Giorgio Chiellini, considerado o melhor defensor italiano desta nova geração.

Internazionale x Manchester United:

Outro confronto entre italianos e ingleses, neste que promete ser um dos melhores jogos da primeira fase de mata-mata. Líder do Campeonato Italiano, a Internazionale pega a equipe do Manchester United, atual campeã da Liga dos Campeões e líder do Campeonato Inglês. O time de Manchester conta com ótimos jogadores em todas as posições, além de ser a defesa menos vazada da competição, com apenas três gols sofridos. A experiência do goleiro holandês Van der Sar no campo pode ser decisiva para uma vitória dos ‘Red Devils’, porém é um jogo sem favoritos. Mas é fato que a equipe italiana é menos qualificada.

Arsenal x Roma:

Parece uma sina para os italianos nesta Liga dos Campeões: enfrentar equipes inglesas nas oitavas-de-final. O terceiro confronto entre italianos e ingleses coloca frente a frente Arsenal e Roma. O primeiro jogo será em Londres, enquanto a volta será na capital italiana. O Arsenal conta com jovens jogadores, além do atacante russo Andrei Arshavin, recém contratado junto ao Zenit, e promete ser um grande adversário para a defesa romana. No papel, o time londrino é mais qualificado, resta saber se em campo o time corresponderá.

Lyon x Barcelona:

Barcelona, o time líder isolado do Campeonato Espanhol, irá enfrentar o Olympique Lyonnais na França na partida de ida. O jogo promete ser um embate direto pela artilharia da competição, já que o bom atacante francês Karim Benzema e o atacante sensação da temporada Lionel Messi têm ambos cinco gols marcados. Os zagueiros do Lyon terão que jogar muita bola caso queiram parar o time catalão, que tem o melhor ataque do torneio: 22 gols. O Barcelona, por causa da ótima fase do argentino Messi, principal referência técnica na equipe após a saída de Ronaldinho, é franco favorito para bater o Lyon e avançar à próxima fase.

Villarreal x Panathinaikos:

A equipe espanhola do Villarreal tem em tese um adversário mais fácil que as demais. O Panathinaikos, dentre os que passaram à fase de mata-mata, é o time com menos tradição de bons resultados nos últimos anos. Porém, um time que somou dez pontos num grupo com Internazionale e Werder Bremen tem de ser respeitado. O Villarreal conta com bons jogadores, como o chileno Matias Fernández e o brasileiro naturalizado espanhol Marcos Senna, de campanha vitoriosa na Eurocopa de 2008 jogando pela Seleção de lá. O Panathinaikos é a equipe com mais vitórias na competição, 6 ao todo, contando desde as preliminares, logo o ‘submarino amarelo’ tenta evitar mais uma vitória do time grego.

Sporting Lisboa x Bayern München:

Outro jogo em que a disparidade dos times fica evidente. O Bayern, que tem no papel um dos melhores times do mundo atualmente, duela com a equipe portuguesa do Sporting, que, embora mais fraco, conta com bons jogadores, entre eles o zagueiro ex-Grêmio Anderson Polga e o bom meia português João Moutinho. O Bayern, porém, conta com um ataque invejável por qualquer equipe do planeta: Miroslav Klose e Luca Toni, além de Lukas Podolski, fora grandes nomes no meio-campo, como o francês Ribéry. A maior deficiência da equipe Bavária talvez seja o gol, já que Oliver Khan se aposentou e o goleiro Michael Rensing, apesar de bom, é relativamente jovem e nunca disputara uma Liga dos Campeões como titular até esta temporada.

Atlético Madrid x FC Porto:

Após a queda de Javier Aguirre e já depois de algumas partidas com técnico novo, o Atlético receberá o FC Porto no Vicente Calderón para a partida de ida. Os torcedores colchoneros temem no momento que Abel Resino, o novo treinador, não consiga solucionar os problemas táticos da boa equipe madrileña a tempo. A esperança recai mais uma vez sobre o fantástico jogador argentino Kun Agüero. Caberá a ele decidir ou não o jogo em favor do Atlético. O Futebol Clube do Porto não conta com Ricardo Quaresma, é menos time no papel que o Atleti, mas não vive a mesma fase turbulenta do time de Madrid, e por isso tem certo favoritismo, já que terá a oportunidade de decidir em casa. Espera superar a campanha da temporada passada, na qual foi barrado pela equipe alemã do Schalke-04 também nas oitavas-de-final.

A fase quente promete afastar o frio do inverno europeu e apresentar jogos espetaculares para fãs de futebol. Alguns vão se decepcionar e outros terão alegrias, mas boas partidas não faltarão.

Nenhum comentário: