sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Van der Vaart no Campín

Essa pré-temporada dos clubes espanhóis está parecendo as décadas de 1950 e 1960, quando torneios amistosos traziam grandes equipes européias para a América do Sul anualmente. O Deportivo La Coruña já viera para a Venezuela fazer três amistosos recentemente (1-0 sobre o Minervén local no dia 31 de julho, 2-0 sobre o Marítimo de Portugal no dia 3 de agosto, e memorável derrota por 2-4 para o Deportivo Táchira, no dia 6), e ontem foi a vez de o Real Madrid, mais humilde do que nos tempos de galácticos e pré-temporadas milionárias em solo estadunidense, baixar na Colômbia (!) para fazer um confronto contra o Independiente Santa Fé (!!) no El Campín de Bogotá (!!!).

O jogo foi insólito e quase rendeu histórias eternas, com uma vitória do quadro local passando muito perto. O Madrid teve Michel Salgado expulso aos míseros vinte minutos e o Santa Fé, semifinalista da Copa Mustang I, o “Apertura” do Campeonato Colombiano 2008, tornou-se dono da partida, ilusionando os mais de 30 mil espectadores presentes. Aos quarenta, Luis Manuel Seijas fez o delirante 1-0, pelo qual se lutaria por todo o tempo restante – não interessa o cansaço da viagem do adversário ou qualquer outra depreciação: poder falar a respeito de uma vitória sobre o Madrid sempre será motivo de orgulho.

Mas no intervalo entrou Van der Vaart, a única contratação de peso feita pelos merengues para 2008/09 até o momento. “Ya demuestra al Madrid de lo que es capaz”, diz o Marca da atuação do holandês. Em meia partida, ele fez a remontada, com um gol e uma assistência para concluir o 1-2. Um azar para os colombianos, que ficaram sem a vitória histórica que queriam, ou uma sorte para os colombianos, que viram em primeira mão a estréia de um dos mais estimados reforços da próxima temporada européia? Questão de ponto de vista. Pelo menos o velho Campín, prestes a completar setenta anos de inauguração, voltou a ser palco de uma manchete intercontinental.

Nenhum comentário: