segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Uma campanha em dez minutos

Não vi muito dos outros jogos da Seleção Brasileira feminina de futebol nas Olimpíadas para criticar. Escassos lances na estréia e mais dez minutos nesta segunda-feira foram toda a minha experiência – e o Brasil jogou mais de quatrocentos e cinqüenta minutos na sua caminhada. No entanto, os comentários sobre as jornadas anteriores não davam conta de atuações muito melhores do que os minutos de hoje.

O Brasil foi bem pouco criativo. Em seu marasmo, afunilava a jogada e parecia criar um vão no centro do gramado – a bola sempre pendia para lá, em irritantes jogadas pelo meio. Atrás, a defesa tinha um comportamento desastroso, meio que inspirada em Bolívar e Clemer, tentando coisas amenas onde um duro chutão deveria dar conta do recado. Assim Prinz fez o gol germânico aos nove minutos, o penúltimo a que eu assisti, roubando a bola da pobre Érika.

Ademais, a mulheres de auriverde davam sinais de estarem assustadas. Os dez primeiros minutos foram, de fato, um desastre. Não à toa a Alemanha era a algoz do nosso futebol feminino. Não à toa, com esse 0-1 feito cedo e com todas as chances que deveriam vir a seguir, construiria uma sólida vitória e tiraria as esperanças de ouro da nossa representação. Merecido. Jogava pouco, o Brasil, como diziam ter sido no resto da campanha.

Esse texto foi escrito pelas 7:30 da manhã, depois dos dez minutos vistos. Era um retrato perfeito do que ocorrera, da triste imagem passada pela equipe verde-amarela no início da partida. Só que o Brasil virou. Mais: triturou por 4-1 a Seleção da Alemanha campeã do mundo. Eu perdi a remontada. Não sei como aquele time tão desencontrado nos momentos iniciais pôde sair da mediocridade para a glória, e preciso pensar em outros exemplos futebolísticos para imaginar a reação. Interessa que a recuperação brasileira veio. Com grandeza geradora de merecimento do título olímpico.

Mas essa é uma opinião baseada em comentários alheios, tão sólida quanto uma análise de campanha feita por dez minutos.

Nenhum comentário: