quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Gre-Nal 372 – Ao vivo

Copa Sul-Americana 2008
Olímpico Monumental, Porto Alegre-RS
Grêmio 2-2 Internacional
47' Nilmar (I)
70' Índio (I)
83' Perea (G)
88' Soares (G)

[Agregado: 3-3]



2º tempo

21:19 - E termina como se prenunciava desde as primeiras datas desse Gre-Nal pouco estimado de Sul-Americana: indiferente para o resto da temporada. Porque o Grêmio, com seus reservas e seu desprezo, nem passou de fase nem foi humilhado. Porque o Inter, com o seu time reforçado, esteve duas vezes à frente dos reservas gremistas, nas duas partidas, mas em ambas praticou um futebol diferente daquele imaginado e cedeu o empate - ressalte-se que nunca esteve próximo de uma derrota, porém é muito pouco para considerar essa classificação o início de uma nova era nessa reta final de temporada. Aos que esperam justiça do futebol, os Clássicos ao menos deixaram o consolo de premiarem com a vaga na próxima fase o time que mais a quis. Sem brilho, sim, mas esperar algo espetacular desses jogos por laranjas seria demais.
21:12 - Termina a partida.
47' - Entusiasmado pelo absurdo empate logrado, o Grêmio tentou uma pressão nos acréscimos, porém insuficiente para mudar o destino da eliminatória.
43' - GOL! Do Banguzinho! Não se pode crer que esse time do Grêmio conseguiu buscar um empate, mas está o dois a dois lá. Soares foi o autor do gol, em outro dos lances de Clemer. O arqueiro espalmou para cima, auto-encobriu-se e não foi capaz de evitar a entrada da pelota nas redes, mesmo mergulhando para dar um tapa.
42'
- Inter jogando com o tempo, Grêmio sabedor da quase impossibilidade de classificação. Minutos finais disputados por honra, como todo esse clássico desvalorizado, na verdade.
39' - Souza cobra falta frontal à área colorada e faz o esférico sair perigoso, à direita de Clemer. Sonolenta, a torcida gremista dá uma acordada para assistir aos minutos finais. Quem sabe se a campanha dos seus reservas não termina com um empatezinho honroso.
38' - Pela esquerda, ele recebe a pelota, dá um belo corte em Índio e manda o chute para descontar o placar. Deve ser irrelevante para a eliminatória.
38'
- GOL! Do Grêmio, e não do Banguzinho, porque o gol foi de Perea, o titular!
37'
- Amarelo para Daniel Carvalho. Os jogadores gostando de levar cartões.
36' - Pode acabar, seu juiz.
35' - Jogada de escanteio gremista encerrada em chute de Perea nas mãos de Clemer.
34' - Gaciba, que não quer se complicar, dá apenas um amarelo para William Magrão e outro para Clemer.
34' - Troca de empurrões na área. Nem em amistoso conseguem ser pacíficos, esses grenaleros.
32'
- Coerente com todo o desprezo ao jogo patrocinado pelo seu clube, a torcida gremista continua cantando, indiferente ao resultado.
31'
- No Grêmio, sai Makelele e entra Perea. Aparece um titular no time tricolor.
28'
- D'Alessandro sai para a entrada de Edinho. Substituição para garantir alguns lances mais ríspidos no fim do Clássico.
27'
- Praticamente, nada: garante. Só uma remontada faz o Grêmio passar de fase. E esse Grêmio aí, remontar... hahaha
25' - Inter joga pelo lado esquerdo de ataque após escanteio. O passe é para Daniel Carvalho, em sua primeira participação, que cruza mandando ao outro lado do campo, no segundo poste, onde Índio entra para cabecear e fazer o 0-2.
25'
- GOL! Do Inter, que praticamente garante a classificação!
24'
- No Inter, sai Taison e entra Daniel Carvalho. Taison consegue levar um amarelo antes de sair de campo, por cera.
22' - Grêmio pressiona un poquito.
20'
- O escanteio não tem o mesmo efeito do lance anterior, e a cabeçada passa longe.
20'
- Souza faz boa jogada fora da área do Inter, pelo lado esquerdo. Resolve arriscar um chute de lá mesmo e leva perigo, forçando Clemer a espalmar para tiro de canto.
19'
- Ou não, claro.
17'
- Daqui a pouco sai o segundo gol do Inter, nesse ritmo de faltas feitas pelo Grêmio no seu próprio campo.
15' - Troca no Grêmio: sai Amaral e entra Adílson.
14' - Escanteio gremista cobrado fechado, talvez tentando um golo olímpico, talvez tentando encontrar alguém na segunda trave. O que fosse, deu em nada.
13' - O "ímpeto" do Grêmio para buscar a igualdade é algo.
12' - Embate adormecido nesses últimos momentos.
10' - Por ora, o jogo do dia tem jeito de inversão do visto no Beira-Rio. Lá, o primeiro tempo foi de domínio colorado, com a etapa complementar trazendo algum equilíbrio. Hoje, a partida começou igual para, nos três quartos de hora decisivos, pender para o lado vermelho. A ver se confirma.
8' - Falta gremista erguendo a pelota na área do Inter. Órteman sobe logo à frente de Clemer, tentando um desvio, mas o balão é do goleiro.
7'
- O próprio Souza cobra a falta do lance anterior, enviando uma bola no canto direito de Clemer, que espalma para fora.
6'
- Guiñazu leva amarelo depois de um belo carrinho em Souza.
6' - André Luiz, que só sabe correr, entra no lugar de Rudnei, numa aposta de Celso Roth para dar mais poder ofensivo ao seu time.
5'
- Mantendo-se a tradição gremista (ou falta dela) na Copa Sul-Americana: o resultado elimina os tricolores já na primeira fase, como em suas participações anteriores.
3' - O gol mantém o time alvirrubro no ataque. Agora, Grohe tem problemas para espalmar em escanteio um tiro vindo de longe.
2' - A troca de passes do Inter faz Nilmar adentrar pela área com a pelota, no lado direito, passando por entre dois adversários. Marcelo Grohe demora um pouco para sair e deixa o lance à feição para o atacante colorado dar um toque de categoria, por cobertura, abrindo a contagem. O 0-1 obriga o Grêmio a empatar... para levar aos pênaltis.
2' - GOL! Do Internacional!
1' - Rudnei tenta fazer o que não sabe, driblar um marcador, e deixa a bola escapar pela linha de fundo.
20:24 - Recomeça o Clássico.
20:22 - Voltam as equipes ao gramado.

1
º tempo

20:07
- Descanso em Porto Alegre. Uma primeira etapa levemente emocionante, com alguns lances decentes. Diferencia-se do jogo do Beira-Rio principalmente por não ser um monólogo. Os reservas do Grêmio, hoje, conseguem fazer uma oposição mais respeitável.
45' - E o escanteio morre em falta ofensiva.
44'
- Duas grandes chances do Internacional! Primeiro, Taison avança em corrida desenfreada rumo à área gremista, onde bate para Grohe espalmar. No rebote, a expectativa de gol colorada é impedida por Amaral, que desvia para corner.
43' - Numa dividida épica perto da bandeirinha de escanteio esquerda do campo defensivo gremista, Nilmar enrola-se com um marcador para uma titânica disputa de bola. O lance poderia durar horas sem um vencedor e não seriam horas desperdiçadas. Não. Falta do atacante.
41' - Um match estupendo, de fato.
40' - Após duas faltas cometidas sobre gremistas sem merecerem cartão amarelo, a mãe do árbitro recebe elogios da torcida mandante.
38' - Amarelo para Jean após fazer a canela de Nilmar soltar um créc.
37' - É, não saiu.
36' - Uau, escanteio pro Inter. Vai sair gol.
35' - Órteman domina uma bola de canela, dando-a de presente para um adversário.
33' - Por motivos obscuros, foguetes espoucam no céu ijuiense.
31' - Cobrança de falta ensaiada pelo Grêmio, mas com tantos desvios e rebatidas que terminou fugindo do script. Terminou com bola agarrada por Clemer e reclamações tricolores por supostos pênaltis em toques de mão na bola que, se existiram, não foram intencionais...
30' - Índio levanta Soares e recebe o primeiro cartão amarelo da noite.
30'
- Aparentemente mirando a bandeirinha de escanteio, Souza manda longe uma cobrança de falta do Grêmio.
28' - Nilmar à moda de Nilmar: perdendo gols. O Inter cobrou uma falta rapidamente na intermediária ofensiva, passando a bola para D'Alessandro que, rasteiro, enviou o esférico para Nilmar atrás da marcação. Para não perder o costume de chances e mais chances desperdiçadas nos últimos tempos, ele chutou para fora.
27' - Chega o Grêmio pela direita, com Makelele, mas o cruzamento é parado por Clemer.
27' - Partida de faltinhas bestas e no meio de campo, para piorar.
26' - Partida de faltinhas bestas, por sinal.
24' - Gaciba marca falta de Rudnei sobre Índio quase na linha de fundo do lado colorado do campo. Emputecido, o gremista escapa de um amarelo pela reclamação.
23' - Bola cruzada na área gremista para um desvio de cabeça sem futuro. Era escanteio. Ou não. O juiz não deu, de qualquer forma.
20' - Órteman protagoniza um lance de insistência, buscando (e ganhando) uma bola que estava próxima a Guiñazu e conquista os primeiros murmúrios entusiasmados de sua nova torcida.
19' - Abrupto que a próxima fase da Sul-Americana seja a de oitavas-de-final. Torneio fácil de se chegar longe taí.
17' - Inter ataca, Gustavo Nery escapa com a sobra da bola e bate fraquinho nas mãos de Grohe. O lance já estava parado há horas, por falta de Nilmar num marcador.
16' - Grande coisa esse jogo não é, mas já está melhor que a partida de ida.
15' - A série de ataques gremistas continuou, ainda em bola parada, ainda em escanteio. Sem, contudo, levar perigo comparável ao do minuto anterior.
14' - Cleeeeemer! No escanteio, desvio de cabeça de Rudnei na entrada da pequena área, à queima-roupa. A bola foi em cima do arqueiro colorado, que espalmou bem. Grêmio pressionando.
13' - Tira Bolívar para escanteio uma bola que o Grêmio cruzou da esquerda. De repente, um escanteio faz esse time ruinzote do Grêmio achar algo...
12' - Primeira chance realmente boa do confronto, e foi chance alvirrubra. Incrível o gol que perdeu Gustavo Nery, lançado pela esquerda, livre. Ele esperou a saída de Grohe e bateu cruzado. A pelota saiu rente à trave esquerda do goleiro tricolor, não entrando por falta de qualidade no tiro.
10' - Bah, jogo assaz emocionante.
8' - Clemer, em outra das suas, tem a bola nas mãos no canto esquerdo de sua área. Acaba saindo, é obrigado a soltá-la e, em desespero, manda para lateral. O arqueiro colorado é ovacionado pela torcida gremista.
6' - Órteman, cercado por três, tenta um passe de calcanhar ao lado da área. Sem sucesso, claro.
5' - Bola para Nilmar nas costas da zaga. Com um toque de peito ele bota à frente, mas fica sem ângulo. Grohe sai no chão e impede que a tentativa colorada renda frutos. Essa sim é uma ocasião.
4' - Chute, se é que dá para se chamar assim, facilmente defendido por Clemer. Já há ocasião de gol.
3' - Troca de passes na ofensiva gremista, um esférico mandado para Órteman, em sua primeira participação mais decente, dominar no peito e tentar devolver um pouco adiante. Ele erra o passe.
2' - Faltas e impedimentos. Um início primoroso.
19:21 - Começa a partida.

Pré-jogo

19:19
- Escalações:
Grêmio: Marcelo Grohe, Léo, Amaral, Jean, Makelele, William Magrão, Órteman, Rudnei, Hélder, Souza, Soares.
Inter: Clemer, Índio, Bolívar, Marcão, Ricardo Lopes, Magrão, Guiñazu, D'Alessandro, Gustavo Nery, Taison, Nilmar.


O Grêmio com o seu já mítico Banguzinho, com reservas intermináveis. O Inter com o que tem de melhor, ou quase isso, pois está sem Alex, seu principal jogador em 2008.

19:17
- Inter em campo.

19:16
- Talvez a internet caia convenientemente durante a partida, interrompendo isso aqui. Ó, vem o Grêmio entrando em campo, saudado pela torcida que, abaixo da média de público do time no ano, deixa vazio o anel superior do estádio.

19:14
- Que há mil quatrocentas e setenta e nove coisas melhores para se fazer numa noite de quinta-feira do que perder duas horas vendo um Gre-Nal valendo laranjas, não há dúvida. Mas nenhuma dessas mil quatrocentas e oitenta (lembrei de outra) coisas, por mais úteis e interessantes que elas sejam, consegue demover um aficionado do futebol, principalmente do futebol gaúcho, de ver o maior Clássico da terra. Um Clássico descaracterizado, sem graça e sem maior repercussão no cenário da temporada, e que mesmo assim mantém alguma grandeza. Então verei. E como o tempo anda escasso para escrever, e a falta de atualizações do blog prova isso, tirarei o atraso de teclar algo acompanhando o jogo por aqui. Pior que o emocionante zero a zero entre juniores do São Paulo e reservas do Atlético Paranaense, ontem, não será.

Nenhum comentário: