domingo, 20 de julho de 2008

Aterrorizando líderes

No sábado foi o Bahia. Hoje, o Vitória. Quis a tabela de enfrentamentos e a coincidência de resultados ao longo das muitas rodadas anteriores que, no mesmo final de semana, os dois baianos tivessem que jogar fora de casa contra os líderes de seus campeonatos.

No sábado foi o Bahia. Dentro do Pacaembu, pela frente um Corinthians invicto, o tricolor carregando dúvidas de uma campanha abaixo da média na Série B.

Hoje foi o Vitória. No palco mítico do Maracanã, ali adiante um Flamengo, o rubro-negro de Salvador tinha o orgulho de surpresa da Série A ferido após levar baile do São Paulo.

Ontem, o Bahia construiu seu 0-1 num gol de Elias, aos nove minutos.

No domingo, o Vitória também fez 0-1, também aos nove minutos. Do segundo tempo. Seu goleador foi Dinei, vice-artilheiro do Brasileirão.

No sábado, lá por São Paulo, caiu um líder invicto. Subiu um Bahia perdido nas posições baixas da tabela. Apenas ao 10º lugar, mas com a moral restaurada.

Hoje, no Rio, outro líder foi derrubado. Não estava invicto, porém num pedestal de muitos pontos de distância, agora reduzidos a um a mais que o Grêmio. O golpe desferido pelo Vitória complicou o Fla, e deixou a si próprio um pouco mais preso às primeiras posições da classificação.

Os dois baianos venceram num fim de semana de encarar os líderes. Cada um na sua dificuldade (o Bahia está muitas posições abaixo do que deveria na B, e o Vitória, embora seja 4º da A, permanece desacreditado), somaram pontos valiosos para ficarem mais próximos dos G4 com os quais sonham. O do acesso, o da América.


* * *

Outros jogos de hoje, além de Flamengo 0-1 Vitória:

Santos 1-0 Sport: um gol mal anulado do Sport, um pênalti perdido que só virou gol após o rebote a favor do Santos, e continuam os problemas na Vila Belmiro para se fazer alguma coisa boa. Ao menos os de Cuca (que, enfim, ficou por lá) venceram depois de muito tempo. Terminaram a rodada com incríveis onze pontos e uma maravilhosa 19ª colocação. O Sport é 14º, com 15.

Atlético/PR 3-1 Vasco da Gama: o Furacão massacrava. Abriu 2-0 no placar e manteve uma grande pressão, com repetidos lances de escanteio. Aí o Vasco achou um gol com Alan Kardec, aos 71 minutos, e a sorte quase virou: dez minutos mais tarde, pênalti para os cariocas. E então, passados dois anos e oito meses do último e mais importante penal que já parou, Galatto voltou a defender um tiro desde os onze metros. Um prêmio às boas atuações do goleiro, e a manutenção de uma vitória cujos números aumentaram com o gol de Anderson Aquino, nos acréscimos. O Atlético é 11º, com 16 pontos, e o Vasco 12º, com 15.

Náutico 1-1 Internacional: futebol ruim, narração bisonha e arbitragem idem. Dois gols em lances de erros do trio de juízes resumem um encontro que já foi analisado por aqui.

Goiás 3-2 Palmeiras: os goianos abriram 2-0 e entregaram o empate nos três últimos minutos do primeiro tempo. Na etapa complementar, um gol de Alex Terra fazendo 3-2 e a expulsão de Kléber ajudaram o esmeraldino a promover a grande zebra da jornada. O instável Palmeiras fracassa novamente fora de casa e, com 21 pontos, cai para o 6º lugar. O Goiás ainda está no rebaixamento, em 17º, com 14 unidades. A estupidez do palmeirense Denílson, expulso após o fim da partida, também é digna de nota.

São Paulo 2-1 Botafogo: 14 finalizações deu o time visitante; apenas 5 deram os paulistas. Foi de desesperar os torcedores a ineficiência do Botafogo na noite de hoje, e o preço foi cobrado no placar. Até pareceu que o jogo poderia terminar em empate, mas Dagoberto pôs 2-1 para o São Paulo aos 88 minutos de confronto. Ascendente, o tricolor é 5º colocado com 23 pontos, apenas três a menos que o Flamengo. O Bota é 13º, com 15.

Atlético/MG 3-2 Coritiba: furiosos com os maus resultados da equipe, torcedores atleticanos organizaram um boicote, o tal público zero. Os que deixaram de ir ao Mineirão perderam uma remontada de muita garra proporcionada pelo time alvinegro. Em apenas dezoito minutos, o Coxa abriu 0-2, com direito a gol contra de César Prates. Petkovic foi mandado a campo como recurso de emergência, e correspondeu – o sérvio acabou com os paranaenses. Aos 30 minutos, em sua primeira jogada, cruzou para Gedeon descontar; aos 45, sofreu e converteu o pênalti do empate. Atordoado, o Coritiba teria sua cabeça decepada pelo gol de Eduardo na etapa final, concluindo os 3-2. O Atlético fica fora do rebaixamento, em 16º lugar, com 15 pontos, e o Coritiba é 10º, com 17.

Um comentário:

Rodrigo Bender disse...

Narração Bisonha mesmo!!!! Demitam o Paulo Borges e coloquem o jogo sem audio, pq o rádio tbm anda insuportável!!!