sexta-feira, 2 de maio de 2008

Dias de superclássicos

Não são dias comuns, então. Dois dos maiores derbys da América do Sul, e conseqüentemente do mundo - porque clássico é por aqui mesmo - acontecerão nas próximas rodadas. Argentinos e uruguaios já não falam em outra coisa. Até a Libertadores ficou em segundo plano.

O de Buenos Aires: Na Bombonera, domingo. Chega de lamentar os gols perdidos diante do Cruzeiro e o objeto não identificado que atingiu o bandeirinha. Os de azul y oro não são adeptos de maiores mistérios: Maidana deve mesmo entrar na defesa no lugar do uruguaio Alvaro Gonzalez, que conseguiu a proeza de arrematar uma pelota que picava, sedenta pelo golo na pequena área, para a lateral da Bombonera, e desviar o chute que originou o desconto dos mineiros.

No River, uma dúvida daquelas. Ariel Ortega voltará? Alguns apostam que el burrito iniciará o superclássico como titular, bem como o pequenino Buananotte, que após ser decisivo nas últimas partidas não pode mesmo admitir a reserva.

O de Montevideo: Este, um pouco mais distante. Peñarol x Nacional confrontam-se no outro domingo, mas a rodada do fim de semana é como um pré-jogo. Os aurinegros pouparão Carlos Bueno, o polêmico centroavante que divide a opinião da torcida, dono de quatro cartões amarelos - no Uruguai, a suspensão ocorre com cinco tarjetas - no confronto com o Progreso.

O bolso enfrenta o fraco Tacuarembó no Parque Central, e vai para o jogo bastante descaracterizado: não terá el tuna Fornaroli, suspenso, e poupará Arismendi, Romero, Chengue Morales e Barone. A diferença entre os gigantes é de três pontos, e faltando quatro rodadas, ninguém duvida que o superclássico decidirá o campeonato, depois de bons anos sem um grande match entre os tradicionais do país.

Nenhum comentário: