sábado, 8 de março de 2008

Um guri em ascensão

Final da Libertadores da America 2007

Carlos Eduardo Marques, garoto, recém saído das categorias de base do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, jovem, franzino, mas com grande responsabilidade: a de levar um time desacreditado por muitos à tão sonhada final da Libertadores da América. Após atuações memoráveis, consegue tal feito. Bastante coisa para um jogador com tão pouca idade, o que acabou chamando a atenção de clubes do exterior. Todos os gremistas acreditavam que ele fosse transferido para um grande europeu, seguindo os passos de Lucas Leiva, outro craque, agora do Liverpool, que jogou naquela mesma campanha. Tão grande quanto a expectativa foi a decepção notada quando a transferência foi anunciada. Ele não foi para um grande, foi, sim, para o pequeno Hoffenheim, promovido recentemente à Bundesliga 2.

Dietmar Hopp, multimilionário, investiu pesado no pequeno time alemão. Visando o acesso à Bundesliga 1, trouxe técnico e diversos jogadores. Entre eles, Carlos Eduardo. O início foi difícil e árduo para o Hoffenheim. Com tantos reforços o entrosamento se complicou, tanto que a primeira vitória na liga saiu apenas na quinta rodada, quando to time, enfim, começou a galgar o topo da tabela. Após razoável campanha, acabou o primeiro turno em oitavo lugar, grande feito para quem tinha subido de uma liga inferior.

Carlos Eduardo, no canto direito da fila inferior

Junto com Copado, Ba e Edu, Carlos Eduardo ganhou status de destaque do time alemão, com este vencendo partidas importantes contra adversários bem mais tradicionais, como o Munique 1860 e o Borussia Mönchengladbach, grandes favoritos à ascensão. O time também chegado às quartas-de-final da Copa da Alemanha, onde foi batido pelo tradicional Borussia Dortmund. 4 pontos separam o Hoffenheim do líder. Confortável diferença, já que sobem três clubes, e o clube ocupa a quarta posição. A próxima partida será no dia 09/03, contra o Paderborn, vice-lanterna da competição. Uma vitória é o resultado mais provável.

Carlos Eduardo já disputou 18 jogos pelo Hoffenheim na Bundesliga 2 e na Copa da Alemanha, marcando 4 gols, um número assaz razoável para um jogador que não é titular absoluto da posição. Jogou também pela seleção brasileira sub-20 junto com Pato e Lucas, onde foi ignorado pelo técnico. Tem tudo para ser um grande craque nos moldes de outros jogadores gremistas que hoje fazem sucesso na Europa, como Ronaldinho Gaúcho e Anderson.

Outra vez, todos esperam uma transferência para um clube grande na próxima temporada. Será que acontecerá? Só o tempo dirá.

Nenhum comentário: