terça-feira, 4 de março de 2008

Se acabó

Os jogadores do Sevilla choram: desclassificação nos pênaltis

Mais um espanhol tomba na Liga dos Campeões. Na decisão da vaga para as quartas de final o Sevilla luta até o fim, mas é derrotado nos penais pelo Fenerbahce.

Desde o início, o Sevilla, que precisava do resulatado, pressionava de maneira extremamente forte em busca do gol. Ele saiu aos 4 minutos de jogo, numa belíssima cobrança de falta de Daniel Alves, que acabou morrendo no fundo das redes turcas: 1 x 0.

Pouco tempo depois, o Sevilla faz o segundo tento com Keïta: 2 x 0. Parecia que os espanhóis iriam ter vida fácil, mas isso não se comprovou, pois os turcos acordaram no jogo e passaram a buscar a meta de Palop. Aos 20, foram recompensados com um gol marcado por Deivid após cobrança de escanteio: 2 x 1. O Sevilla, mesmo depois de sofrer o desconto no placar, continuou superior, chegando perigosamente na área turca. Quase no final da primeira metade do tempo regulamentar, os espanhóis acham o terceiro com Kanouté depois de grande lançamento de Daniel Alves: 3 x 1.

No começo do segundo tempo, os dois times têm iguais chances de gol, mas o Sevilla sempre chega com mais perigo. O jogo fica extremamente peleado e corrido até que, aos 79 minutos, numa falha defensiva sevillista, Deivid marca pela segunda vez: 3 x 2. Este era o placar que, mantido na prorrogação, levaria decisão para os penais, um desempate relativamente raro na Liga dos Campeões. Querendo evitar a loteria, o Fenerbahce se atira para o ataque nos momentos finais. Alex teve boas chances em cobranças de falta, mas não obteve êxito em nenhuma.

Os 90 minutos acabam sem um vencedor, e a prorrogação se inicia. O jogo toma ares de desespero por parte dos turcos, que são pressionados incessantemente pelo time da casa. Defendem-se na base da tática “Bumba meu Boi”, dando chutões para o campo de ataque, conseguindo se arrastar, assim, até que o cronômetro atinja os 120 minutos.

Nos penais, Kanouté converte a primeira cobrança pelo Sevilla, e Vanderson também anota a sua cobrança pelo Fenerbahce. Na segunda série, Escudé bisonhamente desperdiça chance do time de Sevilla, mas Edu Dracena também perde a oportunidade turca, numa magistral defesa de Andrés Palop, goleiro com histórico copeiro em torneios internacionais. Mais duas cobranças convertidas de ambos os times, até o desperdício de Maresca no quarto tiro. Kezman, por sua vez, não perdoa, e faz o gol do 2-3 turco nas penalidades máximas. Com a última cobrança sevillista, de Daniel Alves, parada mais uma vez pelo arqueiro Volkan, o Fenerbahce foi para as quartas-de-final.

Apesar do insucesso do Sevilla, o Barça se classificou com uma magra vitória por 1 x 0 sobre o Celtic, salvando o dia dos representantes espanhóis. Amanhã o Real Madrid decide sua sorte nesta eletrizante competição diante da Roma.

Nenhum comentário: