quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Sim, o maior

ANGERS - "Pelé continua sendo o maior?". Com essa questão o L'Équipe abriu, nesta quinta-feira, sua série sobre futuros postulantes ao trono de Rei do Futebol.

O diário francês não tem dúvidas em afirmar que, de todos os craques do passado, o dito Rei foi o melhor. Isso não está em questão e todas as sucessivas eleições já trataram de dissolver qualquer manifestação em contrário. O que o L'Équipe quer saber, de fato, é se, entre os jogadores de hoje - e os de amanhã -, haverá algum capaz de se comparar a Pelé. Se o coroamento do Século XX é praticamente incontestável, existirá um jogador tão grande no Século XXI? "Ronaldinho? Ronaldo? Zidane?" - seguem os questionamentos do periódico.

Perguntas, fichas técnicas, comparações de números e títulos, e o anúncio de uma publicação especial do jornal tratando do tema põem no papel os primeiros candidatos de cem anos que estão apenas se iniciando. Dúvidas que parecem não fazer sentido após a declaração de Raymond Kopa, contemporâneo do Rei e maior jogador francês nos anos 50 e 60:
"Ainda espero por seu sucessor. Nas gerações que seguiram, não encontrei um único equivalente a Pelé."

Nenhum comentário: