quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Curtinhas do futebol francês

Uma atípica França de vermelho não triunfou contra os espanhóis

De Angers.

Allez les rouges - Quanto aos uniformes, foi dos jogos mais atípicos possíveis. Em Málaga, Espanha e França mediram forças em um amistoso preparatório à Eurocopa trajando combinações nada tradicionais: "La Roja", alcunha do selecionado espanhol, por conta da camisa, não fez sentido quando o time adentrou no gramado trajando dourado. Mais estranheza ainda causaram os franceses que, além usarem camisas vermelhas - colocando um "rouge" no cântico "allez les bleus" -, ainda entraram com calções azuis, fazendo uma configuração idêntica à habitual dos próprios espanhóis. Um desavisado teria problemas para saber quem era quem no duelo que acabou com 1-0 favorável aos ibéricos, em mais uma noite memorável de Casillas.

Carquefou - A notícia já faz aniversário e a classificação do Carquefou na Copa da França não é novidade para ninguém. Mesmo assim, todas as mesas-redondas do país seguem discutindo o feito da equipe que, sendo totalmente amadora, militando na quinta divisão local, conseguiu superar o Nancy, terceiro colocado da primeira divisão, e aparecer nas oitavas-de-final. O conceituado diário esportivo L'Équipe chegou a estampar em suas páginas que, para a próxima fase, é o Carquefou quem espera o gigante Olympique Marseille para ter sua força questionada - e não o contrário. "On est fous de Carquefou", como se diz por aqui.

Cotas de televisão - A semana francesa passou, também, carregada de expectativas quanto ao novo contrato de cotas televisivas para as próximas quatro temporadas da liga nacional. Neste período de espera, valeu traçar um comparativo que mostrou claramente a diferença entre clubes com grandes marcas e diferentes fontes de recursos de outros que, como os da França, dependem fortemente da TV para investir: enquanto na grande Liga espanhola os ganhos televisivos correspondem, em média, a apenas 35% de toda a arrecadação das equipes, entre os franceses a porcentagem sobe para mais da metade. O contrato divulgado como final, para as temporadas que virão, aponta a distribuição de 668 milhões de euros anuais entre os clubes da Liga da França.

Nenhum comentário: