sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Jogos Olímpicos de Inverno 1968

GRENOBLE (13/02/2008) - Num fevereiro como este, mas numa época em que o esporte era muito menos propaganda e muito mais coração, há quatro décadas, Grenoble recebia atletas de todo o mundo para os Jogos Olímpicos de Inverno que sediava. Rigoroso, o clima de então foi capaz de provocar o adiamento de diversas provas, por excesso de neve - bem diferente dos doze graus médios atuais.

Quarenta anos depois, comemorando o aniversário do memorável evento, todos os rincões da cidade procuram lembrar, de alguma forma, os treze dias vividos em 1968. A mais interessante das exposições certamente é a encontrada na fortaleza da Bastilha - obviamente não a histórica Bastilha, mas uma prisão homônima, construída nas montanhas que cercam a cidade.

Lá, durante o mês inteiro, podem ser encontradas fotos raras, vídeos oficiais ou inéditos, recortes de jornais publicados durante fevereiro de 1968 e outros registros. Embora esta seja a parte mais interessante, o que realmente atrai os visitantes é a exposição de equipamentos autênticos usados nos Jogos, que podem ser conferidos nas imagens.

Nenhum comentário: