quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Saldo da Copa Ricard

A IMPORTÂNCIA DO VADUZ - muitos riram quando o quadro de Liechtestein desembarcou em Montevideo. A modestíssima equipe que disputa a liga suíça, porém, pode orgulhar-se de ter transformado o torneio - ou ao menos servir de argumento para as discussões entre torcedores dos dois grandes uruguaios. No mesmo grupo de Peñarol e Nacional, o Vaduz encarou um aurinegro completo, na primeira apresentação das contratações vindas da Europa, e foi goleado por 5-2. Já o Nacional iniciou com os reservas e só empatou em 1-1, deixando a conquista da vaga (o primeiro colocado do grupo joga a final) para o superclássico.

3-0 INEXPLICÁVEL - Gustavo Matosas escalou o que tinha de melhor no ''dócil'' confronto com o Vaduz. 5-2, festa no Centenário e aplausos da imprensa para os novos contratados - o Peñarol mostrou momentos de grande futebol. Inexplicavelmente, no superclássico que decidia a vaga (se é que precisava dessa motivação) , Matosas mandou para campo uma equipe reserva - só o recém chegado Carlos Bueno, que pediu desculpas para a torcida antes da partida, deverá ser titular durante a temporada - que foi atropelada pelo Nacional. Chengue Morales, arrasador em clássicos, Liguera, de penal, e Fornaroli, com um golaço, marcaram no 3-0. 50 mil ingressos foram vendidos para a partida, Montevideo estava empolgada com o clássico de bom nível que estava por vir, os fanáticos cerravam os dentes e...nem Matosas parece saber explicar. O Nacional, de alma renovada, avançou para a final.

AS DECISÕES - na peleia pelo bronze no pódio, os aurinegros enfrentaram o atual campeão uruguaio, o Defensor. Igualdade em dois gols no tempo normal e vitória ''manya'' nos penais, 5-3. Frascarelli, arqueiro que tardou para ser contratado mas que finalmente estreou, foi essencial defendendo um penalti violeta. Pela taça, Nacional e o surpreendente Saprissa, da Costa Rica, também empataram. 0-0 e mais um treino de penalidades no verão uruguaio. Fornaroli converteu o seu ''ao estilo Abreu'' e foi ovacionado. Vitória tricolor por 4-3, mas a comemoração não teve a mesma força da que foi vista após a goleada de dias atrás. Começar o ano erguendo um troféu é sempre importante, ainda mais quando a Copa Libertadores está por vir. Sábado, um novo clássico no Centenário, desta vez pela Copa Suat - outro torneio criado para movimentar a parada futebolística no verão. Uma boa oportunidade para Matosas entender que o time que está treinando é o Peñarol, e que clássicos podem sim modificiar o que está por vir.

Vídeo: Nacional 3-0 Peñarol (golaço de Bruno Fornaroli)


Um comentário:

Anônimo disse...

Quero te convidar par a um projeto que ainda está em fase de implantação, é o Botecofutebol.com.br, afinal, um bom Boteco é o melhor lugar pra discutir futebol...
Um Blog onde as principais torcidas de futebol terão seu espaço para colocar seus textos, falar sério, tirar sarro nos adversários discutir a seleção, etc.
E você poderá divulgar seu blog, e atrair mais visitantes. Aguardo até o dia 15/02 para fechar os editores, se interessar, responda esse e-mail, informando, Nome, E-mail do editor, Blog (se tiver) estado e time que torce...
Vamos criar uma comunidade que será referência no futebol brasileiro...