domingo, 13 de janeiro de 2008

Gauchão 2008: Esportivo

Clube Esportivo de Bento Gonçalves
Fundação: 28/08/1919
Cidade: Bento Gonçalves (100.643)
Estádio: Montanha dos Vinhedos (13.500)
Melhor participação: 2º lugar (1979)
Títulos:

Bi-Campeão Gaúcho da 2ª Divisão: 1969, 1999

A boa temporada de 2007 rendeu esperanças que talvez não se confirmem para a torcida de Bento Gonçalves. Depois de um ano em que o clube chegou à segunda fase do estadual e fez boa campanha na Série C (até sofrer com a falta de apoio e acabar eliminado), o 2008 do Esportivo parece ser de vôos menos distantes. Talvez o clube até supere a etapa inicial do campeonato outra vez, mas suas aspirações máximas são de atingir as semifinais da competição - sabendo que mesmo isso será complicado.

Tudo isso porque o time mesclará jogadores rodados com atletas bastante inexperientes: quase metade do plantel é composta por ex-juniores ou nomes descobertos no futebol amador da região. Os maiores destaques vão para o experiente meia Jé, com passagem pelo Grêmio, o bom goleiro Donizetti e o meia Vinícius, jogadores que já estavam no clube em 2007. Entre as novidades, a esperança dos torcedores estará depositada nos atacantes Flaviano e Fernando. Wolnei Caio, jogador promovido a treinador durante a temporada passada, explica que a escolha de juntar jogadores bastante experientes com outros praticamente sem experiência profissional é importante para renovar a equipe sem perder o equilíbrio, além de manter uma "identificação com o clube", pelo fato de contar com vários jogadores da região.

Com vontade de mostrar que podem vencer no mundo da bola, são esses jovens os principais responsáveis na tentativa de fazer o Esportivo chegar outra vez entre os melhores do estado. A jornada começa fora de casa, contra o Novo Hamburgo.

Nenhum comentário: