segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

As goleadas do domingo

Rafael Martins (à direita): sete gols seus na tarde de ontem

No segundo dia da Copa São Paulo de Juniores, vieram as sonoras goleadas que sempre marcam a primeira fase do torneio. Equipes aventureiras, sem uma estrutura mais séria, ou apenas azarados que encontraram adversários com base superior, acabaram sofrendo o desgosto de levar as primeiras grandes sacoladas da Copinha 2008.

Começando pelo jogo de Guarulhos, o jogo do Colorado. Os mais desatentos perguntavam se aquele time massacrado não seria o desconhecido Marília do Maranhão, o que tornaria o resultado mais plausível. Não era. Os maranhenses, que estão no Grupo F, nada tinham a ver com aquele jogo da chave M. Em campo, quem não via a cor da bola contra o Internacional era mesmo o tradicional Marília de São Paulo. O baile com goleada por 7-0 incluiu dois tentos da promessa Tales, e até um gol de goleiro: o último, convertido por Agenor, de pênalti. Dono de uma base com excelência reconhecida, o Inter deu suas credenciais logo na estréia.

Mais tarde, crescendo o número de tentos que figurava no marcador, outro interiorano de São Paulo estava envolvido em um placar elástico - desta vez, na função de carrasco. O massacrado era o pobre Náutico de Roraima, um time que sairá contente se conseguir marcar pelo menos um gol na competição, já que deve ser goleado nos seus próximos jogos também. O algoz era o Rio Branco, time da casa, que não deu sinais de piedade: 8-0, e saiu barato. Mas ainda era pouco, comparado à maior goleada do dia.

Pouco, pois, em São Bernardo do Campo, foi a vez de outro gaúcho aumentar o recorde de gols feitos em uma partida nesta edição. Contra o fraco Ypiranga, de Pernambuco, o Grêmio tinha uma missão clara: fazer muitos gols, para evitar o que ocorreu no ano passado, quando o time acabou sendo eliminado pelo saldo. Acabou cumprindo com folga assustadora: mesmo jogando em inferioridade numérica desde o primeiro tempo, o tricolor de Porto Alegre parecia ter quarenta jogadores em campo. O varzeano Ypiranga até conseguiu fazer um gol de honra, mas isso não salvou seu dia: o placar final ficou em gigantescos 12-1 - chegou a faltar espaço no placar eletrônico do estádio. O destaque da tarde foi para o centro-avante Rafael Martins, que atingiu a glória ao balançar as redes sete vezes. Resta saber, agora, como o Grêmio vai se comportar contra um time que jogue futebol.

Um comentário:

Maurício Brum disse...

Todos os jogos realizados no final de semana de estréia da Copa São Paulo (antes das partidas, a letra representa o grupo pelo qual elas foram disputadas):

A: América-SP 2-1 Sorriso-MG
A: Corinthians-SP 3-0 Ceilândia-DF
B: Primavera-SP 1-0 Vespasiano-MG
B: Bahia-BA 2-3 Santo André-SP
C: Campinas-SP 2-0 CENE-MS
C: Fortaleza-CE 2-1 Paulista-SP
D: Lemense-SP 2-2 Tocantinópolis-TO
D: Coritiba-PR 1-2 Noroeste-SP
E: Taboão da Serra-SP 3-2 Pirambu-SE
E: Juventude-RS 2-0 Juventus-SP
G: Ferroviária-SP 2-0 Genus-RO
G: Atlético-PR 4-0 Jaguaré-ES
H: Rio Branco-SP 8-0 Náutico-RR
H: Guarani-SP 3-0 Criciúma-SC
I: Pão de Açúcar-SP 4-1 Vilavelhense-ES
I: Figueirense-SC 2-0 Vila Nova-GO
J: Atlético Sorocaba-SP 0-2 Porto-PE
J: Paraná-PR 2-3 Portuguesa-SP
K: Nacional-SP 2-1 Barra-MT
K: Santos-SP 2-1 ABC-RN
L: São Bento-SP 3-3 Rio Preto-SP
L: América-MG 1-0 Brasiliense-DF
M: Flamengo-SP 1-1 Independência-AC
M: Internacional-RS 7-0 Marília-SP
N: XV de Piracicaba-SP 2-0 Ypiranga-AP
N: Flamengo-RJ 4-0 Nacional-AM
O: São Carlos-SP 3-1 Gurupi-TO
O: Fluminense-RJ 2-0 Mogi Mirim-SP
P: União São João-SP 3-0 Piauí-PI
P: São Paulo-SP 3-0 CSA-AL
Q: Grêmio-RS 12-1 Ypiranga-PE
Q: São Bernardo-SP 3-0 Botafogo-PB
R: Jacareí-SP 3-1 Mato Grosso do Sul-MS
R: Goiás-GO 3-4 Ponte Preta-SP
S: Taubaté-SP 1-1 Vila Aurora-MT
S: Vasco da Gama-RJ 1-0 Paysandu-PA
T: Rio Claro-SP 6-1 Americano-MA
T: Palmeiras-SP 2-0 São José-RS
U: Paulínia-SP 0-1 São Caetano-SP
U: Vitória-BA 6-4 Avaí-SC
V: Cruzeiro-MG 3-2 Mirassol-SP
V: SEV-SP 1-1 Iraty-PR