domingo, 20 de janeiro de 2008

A abertura do Gauchão

O primeiro Grêmio de 2008

Para um time cujas qualidades foram seriamente questionadas ao longo da pré-temporada, a estréia do Grêmio no Campeonato Gaúcho 2008 foi animadora. Com tranqüilidade, bom toque de bola e alguns destaques inesperados, o tricolor fez fáceis 3-0 no 15 de Novembro de Campo Bom - uma equipe medíocre, que brigará contra o rebaixamento se continuar com o quase inexistente futebol demonstrado no sábado.

No primeiro tempo, dois gols, com brilho especial para o lateral Anderson Pico. Ele, que se reapresentou fora de forma, roliço, após as festas de fim de ano, mostrou que, pelo menos contra um candidato ao rebaixamento do estadual, pode jogar bola mesmo não estando a 100%. Com 15 minutos, ele desferiu um potente chute em cobrança de falta, que não encontrou as redes, mas foi impossível de ser defendido pelo arqueiro: no rebote, Léo mandou a bola para fazer o primeiro gol oficial do Grêmio na temporada, assinalando 1-0. Dez minutos depois, com um tiro colocado, o próprio Pico aumentou a vantagem para 2-0. Infernal no primeiro tempo, ele ainda coroaria sua boa atuação cavando a expulsão de Marco Aurélio, o Jacozinho, em um lance despretencioso na sua própria linha de fundo.

Estava fácil, em ritmo de treino. Quem não acompanhou os jogos da pré-temporada até chegou a se perguntar sobre a possibilidade do São Paulo de Bento Gonçalves (time amador da serra gaúcha que levou apenas 1-0 do Grêmio) ser um adversário mais valoroso que os de Campo Bom. Na etapa complementar, André Luís, jogador pertencente ao Cruzeiro-MG e que se destacou na Copa Amoretty do ano passado jogando pelo Caxias, resolveu mostrar habilidade: veloz, driblador, deu bons indícios em sua estréia - muito cedo para qualquer conclusão, mas já fez lembrar, ainda que por lances fugazes, o saudoso Carlos Eduardo. Sem se esforçar muito mais para fazer uma goleada histórica, o Grêmio daria números finais de 3-0 aos 62 minutos, quando Willian Magrão, em outro chute colocado, venceu o arqueiro Márcio, do 15.

Nada pode ser tirado de definitivo de uma partida de estréia em um campeonato estadual, mas o triunfo serve para dar uma maior tranqüilidade ao até então incessantemente criticado elenco tricolor. Com três gols e jogadores cobrando respeito por parte imprensa, iniciou-se a busca pelo terceiro troféu consecutivo do Gauchão.

***

No outro jogo que abriu o campeonato, o Caxias não teve problemas para, em casa, aplicar 2-0 no Santa Cruz. Destaque para o primeiro tento caxiense, marcado num genial e oportunista peixinho do zagueiro Simonio. O que tem de mais? Bom, ele defendia as cores do Santa Cruz...

Nenhum comentário: