segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Um futuro como o passado

Feito histórico em São Gabriel pelo time comandado por Mano Menezes (2002)

Texto de Bolacha Rauber *

A esperança é que o passado glorioso retorne.
Venâncio Aires é reconhecido por ser a Capital Nacional do Chimarrão. Entretanto, não é o único símbolo de grande expressão que a cidade possui. Em 3 de setembro de 1929, era fundado o Esporte Clube Guarani que, com o passar dos anos, ganhou espaço no cenário nacional.
O Índio Rubro Negro sempre foi conhecido por ser forte nas categorias de base, nas competições estaduais era páreo duro para a dupla Gre-nal. Em virtude disto, 2002 foi o ano de suas maiores conquistas: com um grupo jovem e várias revelações criadas no Edmundo Feix, o clube se tornou Campeão Gaúcho, campeão invicto da seletiva para a Copa Liga Sul-Minas e foi credenciado para disputar a Copa do Brasil 2003.
Feitos históricos de lado, o clube passa hoje por uma das piores situações desde a sua fundação, correndo o risco de não disputar o campeonato estadual em 2008. E, com todos estes fatos, a única esperança do verdadeiro torcedor é que o passado glorioso retorne. O mais breve possível.

* Fanático e aflito torcedor do Guarani.

***

O texto acima é um perfeito exemplo do que o blog vem falando há tempos: manter o futebol profissional no interior é dificílimo. Se já é assim para as equipes da primeira divisão, imagine o quanto são potencializados os problemas para um clube que, como o Guarani, acabou de ser rebaixado, sofrendo com o sumiço súbito de verbas e patrocínios.

Nenhum comentário: