segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Os campeões do Apertura

Empatando em 1-1 em La Boca, o Lanús sagrou-se campeão argentino pela primeira vez em sua história quase centenária. Mas o grande exemplo do Apertura 2007 não é só seu. A organização e a fé de times pequenos que entraram como figurantes e saíram vitoriosos é digna de menção.

O primeiro, recebe agora os louros da conquista. O sul está em festa, o Lanús de Sand, Bossio e Valeri merece cada adjetivo que receberá: mostrou atuações de grande nível e ilusiona um grande futuro no futebol argentino. Os aficcionados parecem ainda não acreditar que estiveram em seis mil na Bombonera e silenciaram o mítico estádio cantando ''Granate campeón'' ineditamente.

Vice-campeão, porém em festa e nitidamente orgulhoso. Este é o Tigre, que transformou o estádio do Argentinos Juniors em sua casa, tendo maioria absoluta de público no jogo decisivo. O milagre não veio, mas a façanha já está imortalizada. O ''Matador'' realizou a maior campanha de uma equipe recém ascendida, eliminou o Boca do campeonato e levou grande torcida onde quer que jogasse. Muitos anos na primeira passa a ser o sonho de quem ambicionava apenas 25 pontos no campeonato - conquistou 34.

Outras história parecidas não podem ser ignoradas somente porque terminaram a competição em um lugar menos glorioso da tabela. Argentinos e Banfield, 4° e 5° colocados respectivamente, mostraram um futebol infinitamente maior que vários grandes, com menos recursos e com um planejamento diferenciado. Esta taça é deles.

Um comentário:

Victor Hugo Antinossi disse...

Parabéns ao Lanús!
Nos últimos anos, alguns times estão conquistando o Argentino fora do eixo Boca-River.
Lanús, Racing, Estudiantes, Newell's são alguns exemplos.

Bela análise!

Comentário sobre o Brasileirão 2007 e a 37ª Bola de Prata da Revista Placar!

http://futegol.blogspot.com