domingo, 2 de dezembro de 2007

O ano em dez jogos

Palmeiras-SP - Atlético-MG

Dono da melhor condição entre aqueles que ainda brigam por Libertadores, o Palmeiras depende apenas de si, em casa, para confirmar sua ida à competição internacional. O Atlético ainda luta por vaga na Sul-Americana, mas dependendo dos resultados paralelos, pode até dar uma aliviada para atrapalhar os planos do rival Cruzeiro em superar os alviverdes.

Atlético-PR - São Paulo-SP

Um dos piores confrontos que o domingo reserva, reunindo duas equipes com poucas aspirações nesta rodada final. Ao Furacão, vale a última chance de tentar entrar na zona da Sul-Americana. Ao São Paulo, vale maçãs.

Goiás-GO - Internacional-RS

Garantido na Copa Sul-Americana, o Inter vai a Goiânia enfrentar um oponente desesperado na luta contra o rebaixamento. E, no que depender da imensa maioria de seus torcedores, vai lá para perder. Os jogadores despistam, mas a tendência é que o time gaúcho jogue desinteressado, complicando a vida do Corinthians, que luta diretamente com os esmeraldinos. Esta, aliás, é a grande chance que o Goiás tem - em condições normais, deveria comemorar muito um empate, dada a sua fraqueza.

Botafogo-RJ - Figueirense-SC

Quase o mesmo dito para Atlético Paranaense e São Paulo vale para este jogo. O diferencial é que o Figueira ainda tem possibilidades mais plausíveis de Sul-Americana em relação aos paranaenses, podendo viver uma decepção maior em caso de fracasso. O Botafogo entra tranqüilo para finalmente terminar a sua terrível temporada.

Vasco da Gama-RJ - Paraná-PR

A missão do Paraná já é difícil - precisa vencer e torcer por dois resultados paralelos -, e ainda tem o agravante de ser um jogo fora de casa. A missão de hoje é bater um Vasco que luta por Copa Sul-Americana: pouca coisa, mas um objetivo bem maior do que o de equipes que já derrotaram o envergonhado e quase morto time de Curitiba, como o América.

Cruzeiro-MG - América-RN

O Cruzeiro, por sua vez, tem um trabalho ridiculamente simples: basta uma vitória, por um gol que seja, para tentar sua sonhada vaga na Libertadores. Na realidade, os problemas não estão neste jogo... Vencendo, o time precisará torcer pelo rival Atlético, que enfrenta o Palmeiras, concorrente direto à vaga. Aí, as coisas complicam.

Santos-SP - Fluminense-RJ

Legítimo jogo "te vejo na Libertadores 2008". Dois times já garantidos na competição continental vão fazer um confronto de pouco interesse, que deverá servir muito mais como comemoração da bela temporada que viveram. O Santos ainda poderá sair de campo como vice-campeão nacional.

Juventude-RS - Sport-PE

Melancolicamente rebaixado, o Juventude faz seu último jogo em casa por uma Série A do Campeonato Brasileiro, no mínimo, até 2009 - e, na pior das hipóteses, para sempre. Já planejando formas de retornar à elite, o time gaúcho encara um Sport que, com vitória, deve praticamente garantir sua presença na Copa Sul-Americana.

Grêmio-RS - Corinthians-SP

Certamente, o jogo mais esperado da rodada. A maioria dos torcedores do Brasil estará de olho nesta partida, vislumbrando o mesmo objetivo: que o Corinthians seja rebaixado. O time paulista só se garante na elite por força própria se vencer, missão que não é das mais fáceis se considerarmos o invejável retrospecto do Grêmio em seu estádio. Não bastasse isso, o Timão ainda encara gaúchos que sustentam um fio de esperança: com uma quase impossível (sublinhe-se o "quase", pois os gremistas estão acostumados às improbabilidades) combinação de resultados, o tricolor de Porto Alegre até poderia entrar na Libertadores! Tarde que promete ser memorável.

Náutico-PE - Flamengo-RJ

Depois de pensar em um jogaço como Grêmio e Corinthians, nem vale a pena escrever algo sobre esta partida que vale nada. Bom proveito àqueles que forem perder tempo vendo esta pelada.

Nenhum comentário: