domingo, 25 de novembro de 2007

Há algo em Recife

A última rodada da Série B já se tornou sinônimo de emoções fortes. Mas, por coincidência - ou não -, uma cidade sempre está envolvida com os episódios de heroísmo e façanhas incríveis. Recife, nos últimos três anos, presenciou renascimentos épicos:

2005- Na época, a Série B ainda tinha quadrangulares decisivos. Na rodada final da última fase, a 26 de novembro, o Náutico recebia o Grêmio para confrontar diretamente por uma vaga na Série A. O estádio tinha o nome mais apropriado possível: os Aflitos. Em uma partida tensa desde o primeiro minuto, com direito a confusões e intervenções policiais, o time gaúcho teve o saldo de dois pênaltis contra e quatro expulsões. Não apenas defendeu as duas penalidades máximas como conseguiu superar a imensa inferioridade numérica - com um gol do jovem craque Anderson (hoje no Manchester United), aos 90+16 minutos, venceu por 0-1, confirmou o acesso e ainde levou a taça.

2006- Depois de passar a temporada inteira convivendo com ameaças de rebaixamento, a Portuguesa tinha a dificílima missão de, na Ilha do Retiro, bater o Sport, que havia conquistado o acesso. Os pernambucanos estiveram à frente no placar por duas ocasiões, e o jogo se aproximava do final com um 2-2 que não salvava os visitantes. Aos 90 minutos de jogo, com um gol de pênalti, Alex Alves salvou a Lusa de cair à Série C. Na temporada seguinte, a equipe ascende à primeira divisão brasileira.

2007- No Arruda, o rebaixado Santa Cruz recebe o Coritiba, que precisa da vitória para confirmar o título. Depois de sair vencendo, o time paranaense leva a virada para 2-1 e, com a paralela vitória do concorrente Ipatinga, cai para a 2ª colocação. Com dois jogadores expulsos, marca gols aos 87 e 90+2 minutos de confronto, virando o placar para 2-3, conquistando a Série B.

Há algo especial em Recife. Que se espalhe para o resto do país. E rápido!

Nenhum comentário: