segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Foi-se, o Ituano

Fundado em 1947, foi a partir do final da década de 1990 que o Ituano começou a sonhar com vôos mais altos. Seguidor da tendência do interior paulista, de passar o controle do futebol a empresários, obteve relativo sucesso nos primeiros anos do Século XXI. Sem apoio da população e sem dinheiro, porém, volta, em 2007, ao ostracismo.

Apenas um clube médio interiorano, o quadro de Itu começou a crescer em 1999, quando o empresário Oliveira Júnior assumiu a administração. O acesso à primeira divisão estadual, dois anos depois, trouxe a chance de uma visibilidade inédita, acompanhada mais investimentos no elenco e estrutura do clube. Veio então a grande possibilidade de brilhar: o Campeonato Paulista de 2002, sem apresença dos grandes do estado, que disputavam o Rio-São Paulo.

Com uma equipe acima da média, o time se destacou no torneio, disputado por pontos corridos. Em 22 jogos, venceu 11, empatou 7 e perdeu apenas 4. Fez um ponto a mais que o União São João, sagrando-se campeão do estado. Se era preciso provar a força contra os gigantes da capital, no Supercampeonato, o Ituano também fez bonito: surpreendeu a todos, eliminando o Corinthians, então vencedor da Copa do Brasil. Acabou a competição como vice-campeão, derrotado na final pelo São Paulo.

Era apenas o começo de um crescimento que seria notado nacionalmente. Na temporada seguinte, com uma grande campanha, o time levantou outra taça: foi campeão da Série C brasileira, ascendendo juntamente com o Santo André. E as coisas seguiriam bem em 2004, quando, na Série B, o time só ficou de fora do quadrangular final pelo saldo de gols.

Bons resultados sucessivos pareciam indicar a estabilização de uma força interiorana do Sudeste. A realidade, no entanto, se mostraria menos ensolarada. Faltava apoio da cidade - o clube sempre teve médias de público inferiores a mil pagantes -, começou também a faltar dinheiro e competência. Ao final de 2006, Oliveira Júnior sai de cena, o já decadente apoio some, e o clube se complica. Começando 2007 na mediocridade, fez uma esperada má campanha na Série B. No último final de semana, teve seu rebaixamento à terceira divisão matematicamente decretado.

Acabará sumindo, como tantos outros "clubes de empresários".

Um comentário:

Anônimo disse...

ituano= o deportivo colonia brasilero
xD