sábado, 27 de outubro de 2007

Inter em Dubai

Lançamento do Torneio de Dubai, em 22 de outubro

Causou alvoroço o anúncio de que o Internacional, ao lado de clubes destacados do futebol mundial, irá jogar a Dubai Cup, nos Emirados Árabes, durante a primeira semana de 2008. O torneio amistoso envolverá, além da equipe brasileira, o Ajax (Holanda), Internazionale (Itália), e um terceiro componente a ser definido - provavelmente o alemão Stuttgart.

Apesar das intenções de "fortalecer a marca no exterior", a realidade do time gaúcho é que esse tipo de competição interessa muito mais pelas cotas de participação e por alguma possibilidade de marketing temporária, do que por um sólido reconhecimento fora do país.

Jogos contra equipes européias são bastante saudados por aqui, e qualquer amistoso é motivo de destaques intermináveis. O pior são os torcedores, que se rebaixam ao ponto de desejar uma vitória em partidas insignificantes para dizer "derrotei um europeu". E daí?

A verdade é que o Brasil, por conta de fatores como calendário, inexistência de um período para amistosos de pré-temporada ("culpa" dos estaduais), foi perdendo, pouco a pouco, a cultura de partidas do gênero contra equipes de fora.

O Inter vai para Dubai, encontrar um potezinho de ouro e, talvez, até uma taça, por que não? Seria interessante que fizesse mais, reiniciando uma era de participações brasileiras em competições amistosas internacionais, como era comum até a metade dos anos 1990.

Nenhum comentário: