sábado, 15 de setembro de 2007

Um fiasco no Brasileirão

O América de 2007: um fiasco

Por Victor Hugo Pozzatti

Vale subir de divisão?
Na maioria dos casos, a resposta seria sim. 1ª divisão dá mais dinheiro, mais visibilidade a atletas e treinadores.

Mas vejamos o caso do América de Natal em 2007, um time que não tem a menor chance de se manter na elite brasileira. Em 2006, subiram na última rodada da Série B, e mantiveram a mesma base para este ano - algo não aconselhado para um time pequeno, sem tradição no cenário nacional.

Vendo algumas opiniões de torcedores do "Mecão", a maioria culpa o presidente Gustavo Carvalho e seus diretores, que teriam feito contratações erradas. A última delas foi o lateral Ângelo, que estava no River do Piauí. Eu não conheço o jogador, mas vendo os últimos clubes em que esteve (Potiguar de Mossoró-RN e Sousa-PB), não deve ser um grande reforço.

A falta de planejamento também é um fator que contribuiu bastante para esta campanha que caminha para ser a pior da história do Campeonato Brasileiro, superando Grêmio (2004) e Santa Cruz (2006). Jogadores que vieram e mostraram potencial, como Bruno Coutinho, que fez um bom estadual, foram dispensados logo em seguida - no caso dele, talvez tenha sido por problemas disciplinares.

Jogadores veteranos, que já não conseguem jogar o futebol de anos anteriores, como Souza e Paulo Isidoro, já em final de carreira, poderiam ser complementos de um time montado. No Dragão, porém, são peças fundamentais: sem eles, a equipe desanda ainda mais. Outro exemplo é o goleiro Gléguer, contratado como solução e que acabou amargando a reserva.

Embora lute com raça, a qualidade técnica da equipe não o ajudará a escapar da 2ª divisão. No entanto, resta aos torcedores americanos apoiar seu time, e torcer para que em 2008 venha uma direção competente, capaz de contratar jogadores de maior capacidade, que levem o time outra vez à Série A. E em 2009, se ocorrer, que não faça o mesmo fiasco que está se vendo neste ano.

2 comentários:

Victor Hugo Antinossi disse...

Lamentável a atuação do América-RN.
Mas se não subisse, seria o Paulista. Mesmo sendo um time do estado de São Paulo, acho que cairia. Olhem a posição do time de Jundiaí na tabela da Série B!

Iuri Müller disse...

O Paulista, por ser paulista, arranjaria dinheiro para montar um time mediano.

Mas entre um paulista sem torcida e um América com as maiores dificuldades, que suba quem subiu, apesar do saldo de gols de -125.