terça-feira, 25 de setembro de 2007

Sem campeões para 2005

Internacional, o autoproclamado "campeão moral", e Corinthians, o campeão oficial: dois lados de um ano vergonhoso

Com os recentes escândalos corinthianos, revolveu-se a lama que cobria o fétido Brasileirão de 2005, trazendo de volta às páginas dos jornais e à boca do povo a discussão sobre o título nacional daquele ano. Os jogos anulados, o dinheiro sujo usado pelo Corinthians, a arbitragem desastrosa no confronto direto frente ao Internacional, juntaram-se agora às declarações do ex-presidente do clube paulista Alberto Dualib de que "o campeão de fato e de direito seria o Inter".

A discussão sobre o verdadeiro merecedor do troféu é a mais popular, aquela que dá audiência, mas poucos notam que é das mais simplórias. Agora, com duas temporadas de atraso, é muito fácil querer mudar o título de mãos e deixar o resto inalterado. Aqueles que propõem o tetra-campeonato colorado esquecem-se, contudo, que modificar a classificação daquele torneio implicaria em outra ordem de entrada nas competições internacionais, além de alterações no rebaixamento. Se, com duas temporadas de atraso, é fácil reverter o título, torna-se impossível compensar todas as equipes prejudicadas pelos equívocos daquele campeonato - e, tenham certeza, clubes como o Coritiba, que não seria rebaixado, perderam muito mais que o Colorado nessa história toda.

Dar o troféu aos gaúchos - uma hipótese quase inviável, mas considerada "correta" por muitos - seria corrigir os erros de 2005 com mais erros. Confirmando-se as suspeitas que pesam sobre o Corinthians, o ideal seria manter a classificação final da Série A 2005, sem dar margem a outras reclamações. O tíulo? Este não seria atribuído - como fez a Itália, aliás, com a sua temporada de 2004/2005 -, coroando a temporada mais vergonhosa da primeira divisão brasileira.

Nenhum comentário: