quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Quem vai à Libertadores

Ultimamente, a imprensa do Brasil tem feito uma confusão demoníaca na cabeça dos torcedores, ao afirmar que somente os dois primeiros da Série A estariam diretamente qualificados à fase de grupos (oficialmente chamada de 2ª fase) da Libertadores 2008 - restando ao 3º e 4º colocados a disputa da pré-Libertadores. O regulamento confuso e mal escrito da CONMEBOL não ajuda muito a esclarecer as dúvidas, mas basta uma passagem sobre as regras do Brasileirão para se ter a certeza de que a vaga direta é dos três primeiros colocados, restando a disputa da preliminar apenas ao clube que ficar na 4ª posição.

Abaixo, o trecho do regulamento da Série A 2007:

CAPÍTULO II - Do Troféu e dos Títulos

Art. 4º – Ao clube vencedor do Campeonato será atribuído o título de Campeão Brasileiro e, ao segundo colocado, o de Vice-Campeão Brasileiro.

Art. 5º – As vagas brasileiras para a Copa Libertadores de 2008 obedecerão os seguintes critérios:

a) Terão vagas asseguradas na Copa Libertadores de 2008 os clubes classificados nos 1º e 2º lugares do Campeonato, os quais acessarão diretamente a 2ª Fase da Copa Libertadores;
b) Também terão vagas asseguradas na Copa Libertadores de 2008 o clube classificado em 3º lugar no Campeonato, o qual acessará diretamente a 2ª Fase da Libertadores, e o clube classificado em 4º lugar, o qual acessará a 1ª Fase da Libertadores (fase preliminar), ambas as situações no caso de um clube brasileiro não conquistar o título de campeão da Copa Libertadores de 2007;
c) Na hipótese de um clube brasileiro conquistar o título da Copa Libertadores de 2007, os clubes classificados em 3º e 4º lugares no Campeonato terão vagas na Copa Libertadores de 2008, caso em que ambos acessarão a 1ª Fase da Copa Libertadores (fase preliminar).

***

Para outras informações e esclarecimentos, consulte a íntegra do regulamento.

2 comentários:

Victor Hugo Antinossi disse...

O 3º colocado disputou a fase preliminar nas últimas edições de Libertadores justamente porque São Paulo e Internacional foram os últimos vencedores, e tiveram direito às respectivas vagas!

É sempre bom relembrar isto aos amantes da bola!

Anônimo disse...

4º fue a repechaje no 3º creo O-o