quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A morte de um Gaúcho

Carlos Pedrebon, presidente do clube, e seu filho, diretor de futebol, recolhiam os troféus, bandeiras, fotos e livros de atas do Sport Club Gaúcho, de Passo Fundo. Lamentavam a incompetência das direções anteriores, que os fizera chegar àquele ponto. Desocupavam o estádio Wolmar Salton, construído em 1957, que desde terça-feira não pertence mais à associação.

O melancólico desfecho se deu em função de um acidente ocorrido há 10 anos: um jovem, atualmente com 21 anos, afogou-se nas piscinas do clube, ficando tetraplégico e necessitando de tratamento caro. Levado a leilão devido às indenizações não pagas pelo Gaúcho, o estádio foi arrematado por 1,1 milhão de reais - quantia baixíssima se comparada às estimativas que apontavam para um valor cinco vezes maior. Os bens móveis que lá estavam foram levados a depósito judicial, permanecendo em poder do clube apenas os materiais recolhidos pelos Pedrebon.

Lá, desde a construção, o Gaúcho viveu dias de antologia, assistindo ao auge dos célebres irmãos Pontes, clássicos contra o rival 14 de Julho (atual Passo Fundo) e duelos históricos com a dupla Gre-Nal, quando atingiu o status de terror dos adversários da capital. Aos 89 anos de existência, sem seu estádio e seus bens, o glorioso Gaúcho de Passo Fundo parece ter chegado ao fim de sua trajetória.

3 comentários:

Wagner disse...

Bom texto Brum!!!
É triste saber que nunca mais irei xingar o juiz, jogar cerveja nele, ficar em pé na grade xingando o Felipe.....

Mas jamais torcerei para o Passo Fundo....

E só para acrescentar, o local que atualmente é o Wolmar Salton esta quase certo que será utilizado pela "Wall Mart"...

Anônimo disse...

Muito triste esta notícia, para todo o futebol gaúcho.
Mas acho que é o destino da maioria dos clubes do interior gaúcho com a "globalização" das torcidas.Não que eu seja um conformista, mas é inevitável ter esta percepção ao analisar os clubes do interior do RS.

P.S: escrevi lá no blog também, após ler esta postagem daqui.

Anônimo disse...

O Sc Gaucho volto a ativa jogando por enquanto em MARAU mas ja a um processo na jsutiça e em breve o Wolmar Salton voltara a poder do gaucho, caso isso n ocorra o gaucho ja pensa em fazer um novo estadio com a ajuda de todos.o clube esta vivo msmo amndando jogos em MARAU consegue um bom publico de seus torcedores fanaticos q aulgam onibus para o ver jogar.