segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Enquanto isso, na Europa... (parte 2)

CAMPEONATO INGLÊS

Times PG J V E D GP GC SG
01 Arsenal 16 6 5 1 0 15 4 11
02 Manchester United 14 7 4 2 1 6 2 4
03 Manchester City 13 7 4 1 2 8 5 3
04 Liverpool 12 6 3 3 0 11 2 9
05 Newcastle 11 6 3 2 1 9 5 4

Considerações Gerais: O campeonato ainda está desfigurado. Fora o Arsenal, os grandes não estão em seu auge, é só ver que o Chelsea não está entre os primeiros. O campeonato deve mudar sua cara nas próximas rodadas.

Arsenal - O Arsenal montou um time sem gastar muito dinheiro. Dos quatro grandes, foi o que menos botou a mão nos cofres, e mesmo assim, está em primeiro, um grande resultado que se for mantido, lembrará os torcedores dos Gunners dos bons tempos de vários jogos invicto, em 2004.
Manchester United - O Manchester muito gastou, e não está onde gostaria de estar, mas isso acontece mais por competência do Arsenal do que pela falta dela no United. O time jovem, que tem Nani, Cristiano Ronaldo, Anderson e Rooney como seus astros da nova geração de craques é, segundo os próprios adversários, o favorito para vencer a Premiership, mas o Arsenal está lá...
Manchester City - O City se reforçou com dois brasileiros esta temporada, um de muita qualidade, que é Elano, e outro que não tem o mesmo brilho do primeiro, mas que é ótimo para grupo, Geovanni. Sua posição é essa graças ao ótimo começo de temporada, algo que não é costumeiro no time de Manchester. Os torcedores se mostram animados, mas a verdade é que quando os desfalques começarem a aparecer, o City vai acabar caindo na tabela.
Liverpool - O time da terra dos Beatles fez contratações de peso, como Fernando "Niño" Torres, a grande revelação e máquina de fazer gols vinda da Espanha. Faz tempo que o Liverpool não ganha a Liga, mais de 15 anos, pois nunca investia pesado, preocupava-se muito mais com a Champions League. Agora, o foco é diferente: "Montar um bom elenco para disputar simultânea e decentemente as duas competições". É o que deve ocorrer, pois o Liverpool pinta como um dos grandes favoritos.
Newcastle - O Newcastle faz sempre de seu estádio um alçapão, aliás, de seu belíssimo estádio. Provavelmente sairá deste grupo rapidamente, clubes maiores como Chelsea e Tottenham têm muito mais qualidade e elenco.


CAMPEONATO ITALIANO

Times PG J V E D GP GC SG
01 Roma 10 4 3 1 0 9 2 7
02 Inter de Milão 8 4 2 2 0 7 3 4
03 Atalanta 8 4 2 2 0 7 4 3

Fiorentina 8 4 2 2 0 7 4 3
05 Napoli 7 4 2 1 1 7 2 5

Considerações gerais: "Ninguém segura a Roma", é o que dizem na Itália. A Inter, jogando um futebol chato, sem sal, não agrada mais ninguém; o Milan vai confirmando a fama de time de mata-mata, está sempre priorizando a Champions League e desliza estupidamente em alguns jogos por culpa disso, e a Juventus, acabando de voltar da Série B, não tem assustado ninguém. É, parece que a Roma vai ter que segurar a pressão de ser favorita.

Roma - A Itália sempre teve defesas sólidas, ficou conhecida por isso, e para isso, precisa-se de um equilíbrio entre sistema de retaguarda e ataque. A Roma, porém, fugiu à tradição e montou um time super-ofensivo, com três craques: Perrotta, Aquilani e Totti. A Roma é sim a favorita ao título.
Internazionale de Milão - O time rico joga um futebol pobre. Não tem graça ver a Inter jogar, o jogo é sem surpresas e sem grandes jogadas, a maior surpresa que pode ocorrer é um deslize da Inter, que aos poucos vai se tornando uma surpresa anunciada.
Atalanta - A Atalanta joga no contra-ataque. Sem dinheiro, isso é mesmo o que se deve fazer, porém, nem com contra-ataque e nem com nada o time fica na zona dos cinco. Sua caída para o meio da tabela é questão de tempo.
Fiorentina - Como se comportará a Fiorentina sem seu artilheiro, Luca Toni? Creio eu, que sem ele, este comentário é desnecessário, é apenas necessário levar em conta o comentário sobre o time acima.
Napoli - Grande e boa surpresa, o Napoli deverá continuar aí se fizer de sua casa uma arma a seu favor. O time que já teve Careca e Maradona chegou para apenas manter-se na primeira divisão, mas está surgindo com outra cara, imaginem o quão maravilhoso seria ver o Napoli de volta à Champions League? É um sonho que pode se realizar, por que não?

A parte três será postada em breve, é sobre os campeonatos europeus menos importantes, Francês e Português.

Nenhum comentário: