quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Teresa Herrera

Começou ontem a 62ª edição do tradicional Trofeo Teresa Herrera, no estádio de Riazor, em La Coruña, Espanha. Com um triunfo nos pênaltis sobre os italianos da Atalanta, o Deportivo La Coruña, organizador do torneio, classificou-se à final de 9 de agosto. Agora, o aguardo é pelo adversário na decisão, a ser definido hoje.

O torneio teve sua primeira edição em 1946. Inicialmente, a idéia era arrecadar fundos para o Hospital de Dolores, fundado no Século XVIII por Teresa Margarita Herrera y Posada, mulher que dedicou 36 anos de sua vida à caridade, homenageada na denominação da taça. Com o tempo, porém, o evento ganhou um status raro entre as disputas de pré-temporada, acabando por se tornar um dos mais prestigiosos do mundo.

Com 14 conquistas, o Deportivo La Coruña, sempre presente na disputa, domina amplamente a galeria de campeões - sete delas, inclusive, são de uma seqüência recorde, que se mantém desde 2000. Dentre os outros grandes campeões, também só encontramos espanhóis: Real Madrid (8 conquistas), Atlético de Madrid (5) e Barcelona (5). Vários brasileiros se aventuraram em busca da taça, mas apenas cinco triunfaram: Vasco da Gama (1957), Santos (1959), Fluminense (1977), São Paulo (1992, com um sensacional 4-1 sobre o Barcelona) e Botafogo (1996, nos pênaltis, após um épico empate por 4-4 com a Juventus italiana). O maior vencedor sul-americano é o uruguaio Peñarol, bi-campeão em 1974 e 1975.

Nesta quarta-feira, pela segunda semifinal, vão se enfrentar o campeão espanhol Real Madrid, e o Belenenses, de Portugal, definindo quem se qualifica a tentar quebrar a hegemonia dos anfitriões. Fraco na pré-temporada, o Madrid encontrará uma oposição disposta a vencer para a história.

Nenhum comentário: