segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Série B ao meio

Foi disputada no final de semana a 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Chegando ao meio do campeonato, já podemos fazer uma análise da figura da competição. Primeiro, passemos pela classificação geral e, depois, às análises:

1º Criciúma-SC - 37
2º Coritiba-PR - 35
3º Marília-SP - 32
4º Vitória-BA - 30
5º CRB-AL - 30
6º Brasiliense-DF - 30
7º Portuguesa-SP - 29
8º Ponte Preta-SP - 28
9º Ipatinga-MG - 28
10º Grêmio Barueri-SP - 27
11º Fortaleza-CE - 26
12º Ceará-CE - 25
13º Gama-DF - 25
14º São Caetano-SP - 24
15º Avaí-SC - 22
16º Paulista-SP - 22
17º Santa Cruz-PE - 21
18º Santo André-SP - 20
19º Remo-PA - 18
20º Ituano-SP - 17

As afirmações: Criciúma, Coritiba e Vitória.

Mesmo que Criciúma e Vitória tenham acabado de subir à segunda divisão, as duas equipes eram vistas desde o início dentro do grupo daqueles que brigariam por algo grande. Passado um turno, veio a confirmação das expectativas, mas de maneiras diferentes: o Criciúma provou ser forte, mantendo a melhor campanha da competição e sendo derrotado apenas 4 vezes; o Vitória, por sua vez, tornou-se o time do "oito ou oitenta", glória ou fracasso, com 10 vitórias e 9 derrotas. O Coritiba, que já devia ter subido no ano passado, também confirma as expectativas de quem aposta no seu acesso, com perspectivas até de alcançar o título na metade final da competição.

Surpresas positivas: Marília, CRB, Brasiliense e Portuguesa.

De campanhas apenas medianas nos últimos anos, Marília e Brasiliense jamais são apontados entre aqueles que brigam por vaga, mas em 2007 têm se mostrado fortes - com destaque para o time paulista, que chegou a beliscar a liderança em alguns momentos. CRB e Portuguesa, que costumavam sempre lutar para evitar a queda para a terceira divisão também fazem campanhas louváveis, mas dificilmente conseguirão vaga na Série A.

Quem pode chegar: Ponte Preta, Ipatinga e Barueri.

Correndo muito por fora, as três equipes vêm sendo bastante instáveis, mas a pontuação ainda permite sonhos grandes. A Ponte Preta, mais tradicional, é a merecedora de maiores créditos.

Decepções: Fortaleza, Ceará, São Caetano e Santa Cruz.

Esperava-se muito mais da dupla cearense, que insiste em permanecer na zona do marasmo. O mesmo se diz do São Caetano, vice-campeão paulista, clube recém-vindo da Série A, tido como candidatíssimo ao acesso e que... briga contra o rebaixamento. Do Santa Cruz nem se fala, maior engodo até aqui: prometia voltar logo e, no entanto, pode acabar na terceirona.

A fraqueza confirmada: Gama, Avaí, Paulista, Santo André, Remo e Ituano.

Times que há muito não têm evidenciado grandes qualidades e de quem não se esperava nada. Estes confirmam as expectativas negativas que pairavam sobre si, sendo engolidos pela metade baixa da tabela. Remo, cujo rebaixamento bateu na trave em 2006 e Ituano, falido, não devem se salvar.

3 comentários:

Anônimo disse...

aposto com certeza coritiba e criciuma.

Anônimo disse...

o vitoria esta colocando a torcida em duvida.

Anônimo disse...

ituano e remo estao em situacao muito dificil.