Acompanhar os dois grandes do Uruguai é tarefa fácil, ao menos para os leitores do futebesteirol. Atualizações sobre o futebol uruguaio são uma das marcas do blog. Mas e conseguir informações sobre as equipes do interior? Ou até mesmo sobre os pequenos mas gloriosos quadros de Montevideo? O blog faz uma análise clube por clube, para mostrar até onde cada um pode ir neste Apertura, por ordem de classificação no campeonato até aqui:
River Plate: Seu principal nome encontra-se no reservado. O técnico Juan Ramón Carrasco, polêmico mas competente (já levou o pequeno Fenix a Libertadores) chamou a atenção nos últimos dias após tocar 6-3 no gigante Peñarol, no Centenário. No gramado, o destaque é o ataque Richard Porta.
Danubio: Emergente, mesmo que há anos. Falta uma grande competição internacional para a equipe deslanchar. A Sulamericana desse ano foi um fracasso, e resta apenas o Apertura em 2007. Com a saída de Grossmüller e 'Nacho' Gonzaléz, depende mais do que nunca de Stuani. Briga pelo título que defende.
Cerro: Um dos grandes de outrora, teve até jogadores campeões do mundo em 1950. Voltando este ano para a primeira divisão, estreou goleando por 3-0. Pode e tem torcida para que faça bonito no campeonato. Sua torcida é conhecida como 'os favelados', pois é o preferido da parcela mais pobre da população de Montevideo.
Nacional: Peleia de foice com Peñarol e Danubio. Mesmo tendo contratado em menor quantidade que seu maior rival, possui uma categoria de base mais forte (e que é presente em peso na equipe principal) e um time mais bem ajustado por Carreño. Com a chegada de Chengue Morales, ganhou a força que precisava no ataque.
Tacuarembó: O mais forte de 'tierra adentro'. Derrotou o forte Defensor em Tacuarembó e tem em Nicolas Nicolay sua principal arma. Brigar por título é complicado, mas pode beliscar uma vaga nas copas internacionais mais adiante.
Liverpool: Vem de uma goleada por 3-0 diante do Central Español e é forte no Estádio Belvedere. Tem conseguido manter o atacante Elías Figueroa, pretendido por equipes européias e pelos grandes do país. Não corre qualquer risco de cair mas a conquista do Apertura é ilusão.
Peñarol: Conta com Castillo, José María Franco e Antonio Pacheco, três jogadores afirmados. Começou sendo goleado mas recuperou-se da mesma forte diante do fraquíssimo Central. Briga por título, se organizar a defesa.
Defensor: Brilhante na Libertadores, onde fez a melhor campanha de sua história, tenta repetir a sorte na Sulamericana, e se for adiante deixa de priorizar o campeonato nacional. Está merecendo uma glória em 2007.
Rampla Juniors: Começou duelando com o forte Danubio, e saiu derrotado. Se recuperou vencendo o Bella Vista e agora viaja para enfrentar o Wanderers. Figurante na competição.
Juventud: Interiorano, subiu este ano como figurante do titulo que o Cerro conquistou. Se continuar na elite, o ano está ganho. Venceu o Progreso no Parque Paladino, em Las Piedras. Recebe o Peñarol na terceira rodada.
Fenix: Mesmo sem ser nem sombra da equipe que chegou a participar da Copa Libertadores da América, anos atrás, o Fenix tem sido uma equipe difícil de ser batida. O Nacional que o diga. No empate em 1-1 da primeira rodada, se alguém merecia sair com a vitória este clube seria o Fenix. O experiente Maximiliamo Peréz é esperança de gols e boa campanha.
Wanderers: Garantiu a vaga para pré-Libertadores de 2008 mas parece abalado com o caso de doping em dois de seus principais jogadores. Decepciona no campeonato, somando apenas um ponto.
Progreso: Além de fraco, sofre com a indisciplina. Teve sua última partida suspensa pela agressão de um jogador ao bandeirinha. Estará de olho na parte de baixo da tabela o campeonato inteiro.
Miramar Misiones: A 'zebra' (chamado assim em razão do uniforme listrado) do Mendez Piana parecia mais forte. O rival do Liverpool parece ter um campeonato desalentador.
Bella Vista: De participações na Libertadores no final da década de novente à zona de rebaixamento em 2007. A equipe que se tornou tradicional em incomodar os grandes mostrou fraquezas nas duas primeiras rodadas.
Central Español: Dois jogos, duas goleadas sofridas: 0-3 contra o Liverpool e ontem 0-4 diante do Peñarol no Centenário. Tem tudo para ser rebaixado.
2 comentários:
peñarol campeon...o danubio
para mi es peñarol o defensor sporting campeón.
bajan central progreso de una
Postar um comentário