sábado, 4 de agosto de 2007

Debandada

Impossível manter o mesmo nível de uma equipe perdendo seus principais jogadores. Perder um onze inteiro traz prejuízos absurdos. Mas o saldo da pré-temporada do Nacional de Montevideo vai mais longe: 17 jogadores deixaram o Parque Central.
Do quadro que realizou uma campanha honrosa na Copa Libertadores da América e saiu campeão da Liguilla, conquistando a vaga para a mesma Copa em 2008, não sobrou quase nada.
Entre os importantíssimos e quase insubstituíveis estão 'Malaka' Rodriguez, a última baixa, negociado ao figurante europeu Catania, da Itália; Diego Godín, melhor defensor da equipe na Copa Libertadores, com destino ao Villareal espanhol; Gonzalo Castro, cujo futuro não está definido mas sabe-se que já embarcou rumo ao Velho Mundo e futuramente o arqueiro Muslera. Sim, as vendas ainda não acabaram e o próximo a sair deve ser o talentoso goleiro que interessa a equipes européias de ponta. O Arsenal londrino, Juventus de Turim e Inter de Milão disputam o passe do jovem de vinte e um anos. Não dá para competir.
Mas propor contratos mais longos, multas recisórias ao menos aceitáveis e buscar um vínculo maior do jogador com o clube é possível, e não pode estar tão distante assim. Se o número não for excessão e passe a aumentar ou virar rotina nas próximas temporadas, o futuro do tricolor de Montevidéo me parece bastante enevoado.

A lista completa dos que se foram e o destino:

Ignacio Pallas (Correcaminos-MEX)
Diego Godín (Villarreal-ESP)
Marcelo Mansilla (Miramar Misiones)
Marco Vanzini (Juventude - BRA)
Pablo Alvarez (Reggina-ITA)
Bany Lozano (HON)
Jorge 'Japo' Rodríguez (River Plate)
Javier Delgado (Universidad de Chile - CHI)
Marcelo Broli (Wanderers)
Jorge 'Malaka' Martínez (Catania-ITA)
Andrés Márquez (Bella Vista)
Carlos Juárez (Emelec-ECU)
Damián Rodríguez (Central Español)
Diego Jaume (Hércules-ESP)
Giancarlo Da Silva (Triestina-ITA)
Marcelo Tejera (ainda sem definição)
Gonzalo Castro (ainda sem definição)

Nenhum comentário: