quinta-feira, 5 de julho de 2007

Os 34 gols de Afonso Alves

Afonso Alves foi um dos maiores goleadores da recente temporada européia. Jogando pelo desprestigiado Heerenveen, da Holanda, ele foi o principal responsável por levar sua equipe à 5ª colocação no campeonato, entrando em campo 31 vezes para marcar 34 gols.

Sozinho, Afonso fez mais da metade dos gols de seu time, e converteu mais tentos que outras três equipes da competição, como Heracles Almelo (32 gols), Willem II (31 gols) e RKC Waalwijk (33 gols). Sensação na liga holandesa, o até então desconhecido atacante chegou a ser comparado a Van Nistelrooy e, ao final da temporada, ninguém tinha dúvidas de suas capacidades.

Ninguém, nem mesmo Dunga, treinador da Seleção Brasileira. Afonso esteve presente nas últimas convocações, e figura no elenco que disputa a Copa América. Tragicamente, suas atuações não têm agradado. Os brasileiros já vêem o artilheiro como um jogador que, se tem vontade, quase não demonstra técnica, e pouco faz para merecer lugar na Seleção - onde ele já vem perdendo espaço.

Mas, afinal, quem está jogando bem na Seleção Brasileira além de Robinho? Um jogador que fez uma temporada tão brilhante como Afonso Alves com certeza não é ruim, como vem se pregando. Contudo, a impaciência, as más atuações generalizadas - que fatalmente estouram nos menos consagrados - e as análises precipitadas, podem acabar sepultando todo o potencial de Afonso.

Nenhum comentário: