quarta-feira, 25 de julho de 2007

Neve?

Na foto, um duelo de Gauchão em Caxias do Sul, sob neve, na década de 1970

Nevar é algo incomum no Brasil. Nevar durante uma partida de futebol, então, é raríssimo. Somente os estados do extremo sul - Rio Grande do Sul e Santa Catarina - têm a sorte de, periodicamente, vivenciarem suas nevascas. Só que isso costuma ficar restrito às cidades mais elevadas que, por serem menores, não têm clubes de futebol profissional disputando torneios.

No Campeonato Brasileiro, nunca uma partida foi disputada sob neve. Mas a história guarda algumas páginas com jogos nestas condições, tanto no Campeonato Gaúcho quanto no Catarinense. O episódio mais famoso, usado até hoje como referência, e o primeiro televisionado ao vivo no Brasil, ocorreu em 1979. No dia 30 de maio daquele ano, o Esportivo de Bento Gonçalves, recebia o Grêmio de Porto Alegre, no estádio da Montanha, em partida válida pelo 2º turno do Gauchão. O frio intenso prejudicou os jogadores, e a partida, que sofreu ameaças de interrupção, não saiu do 0-0. No dia seguinte, o jornal Zero Hora estampou a manchete: "Grêmio perde ponto na neve", e assim noticiou o ocorrido:

"A temperatura em Bento Gonçalves era de zero grau quando a partida começou ontem no Estádio da Montanha. (...) Já nevava aos nove minutos quando Raquete (do Esportivo) recebeu cartão amarelo por jogada violenta contra Tarciso (do Grêmio). (...) O primeiro tempo terminou com muita neve. Alguns jogadores tinham a cabeça branca e outros ainda sentiam frio, apesar dos 45 minutos de movimentação. A visibilidade piorava e (o árbitro) Carlos Martins admitia até mesmo a hipótese de ter que suspender o jogo antes do final".


Agora, 28 anos depois, as previsões de temperaturas negativas em Porto Alegre reabrem a possibilidade de um jogo sob essas condições. Hoje, o Internacional receberá o Paraná no Beira-Rio, e embora as previsões limitem-se à geada, sempre há expectativa. Confirmando-se, o Brasileirão enfim poderá ter seu batismo, não de fogo, mas de gelo, com a pioneira partida sob uma nevasca.

Nenhum comentário: