segunda-feira, 9 de julho de 2007

Jogos Pan-Americanos 2007

Nesta semana, começa a 15ª edição dos Jogos Pan-Americanos, a ser realizada no Rio de Janeiro. Durante 16 dias, atletas de 42 países das três américas disputarão medalhas nas mais variadas modalidades. E a festa do esporte inclui, naturalmente, o futebol, mais popular de todos.

Estando presente nos Jogos desde a sua primeira edição, em 1951, o futebol, como é da sua essência, sempre proporcionou as mais aguardadas disputas, e desta vez não será diferente. Considerando-se apenas os ouros, os maiores campeões são: Argentina (6 medalhas), Brasil (4), México (3), Estados Unidos e Uruguai (1 cada) - e com exceção da Celeste, todas as outras tradicionais equipes estarão na briga, mais uma vez.

Porém, a modalidade chegará a esta edição desprestigiada. A exemplo do que ocorre nas Olimpíadas, há uma limitação na idade dos jogadores: todas as seleções terão que ir com equipes sub-20. Para piorar, as equipes da América do Sul, envolvidas no Mundial dessa idade e por determinação da CONMEBOL, irão competir com selecionados sub-17!

Mesmo assim, o torneio masculino, que vai de 14 a 26 de julho, promete ser quente. 12 times começam a competição, e apenas 4 passarão de fase: as melhores na classificação geral, independentemente do grupo em que estiverem. E o que era para ser uma barbada e um ouro quase garantido para o Brasil, não será: com uma equipe mais jovem em relação aos adversários e desfalcado, o auriverde terá sérios problemas para fazer valer o fator local.

Assim estão distribuídas as nações:

Grupo A: Brasil, Costa Rica, Equador, Honduras
Grupo B: Argentina, Colômbia, Haiti, Jamaica
Grupo C: Estados Unidos, México, Peru, Venezuela

Os jogos serão disputados no novíssimo estádio João Havelange, além do Centro Esportivo Miécimo da Silva e do Centro de Futebol Zico. As fases decisivas ocorrerão todas no legendário Maracanã.

Nenhum comentário: