segunda-feira, 18 de junho de 2007

Vitória do Madridismo

O Real Madrid sagrou-se campeão espanhol, pela 30ª vez, neste domingo, após vencer o Mallorca em um Santiago Bernabéu lotado por mais de 80 mil fiéis seguidores.

Uma vitória, como não podia deixar de ser, conquistada no heroísmo: 3-1, de virada, com dois gols marcados nos 10 minutos finais, tirando das mãos do Barcelona o sonho de alcançar o tri-campeonato nacional. Triunfo com raça e superação, como foi a campanha do Real Madrid nesta reta final de Liga.

Sem conquistar títulos desde 2003, o clube merengue entrou na temporada respirando ares da crise que se perpetuou nos últimos anos. O Barcelona, vibrante campeão europeu de 2006, era visto como um gigante insuperável por todos os espanhóis, e o Madrid não dava sinais de que obteria sucesso.

Vários fracassos se sucederam por boa parte do campeonato. O time madrilenho, por mais da metade da liga, não encantou ninguém e, embora orbitasse próximo ao topo da tabela, seria loucura apostar um tostão furado na possibilidade de, ao final da 38ª rodada, a taça ir ao Bernabéu.

Então veio o heroísmo, e com ele, toda a força histórica que os merengues sempre tiveram, mas que sumira nos anos anteriores. Incorporando "el espíritu de Juanito", inspiração para tantos resultados improváveis, o time de Fabio Capello foi vivendo jornadas inacreditáveis e proporcionou "la gran remontada" na Liga 2006/2007.

Apoiado por seus torcedores, dentro ou fora de Madrid, o esquadrão merengue jamais desistiu de buscar os resultados enquanto o apito final não soasse. E a virada na tebela veio. Nas 6 rodadas decisivas, o Madrid foi mágico: dois jogos foram decididos com gols salvadores no último minuto (2-3 sobre o Recreativo de Huelva fora de casa, na 35ª rodada e 2-2 contra o Zaragoza, também fora, na jornada 37) e outros três em viradas espetaculares (todos os em casa: pela 33ª rodada um 3-2 sobre o Sevilla, saindo perdendo de 0-1; na rodada 34, 4-3 sobre o Espanyol, após estar perdendo por 1-3 - e o último, ontem, contra o Mallorca, 3-1 após estar levando 0-1).

A magia deu resultados. Faltando cinco rodadas para o fim da competição, os blancos assumiriam a liderança da tabela pela primeira vez - e de lá não saíram mais. O Madrid só foi campeão porque todos acreditaram, sempre, que era possível. Como bem estampou o diário Marca na sua capa desta segunda-feira, não foi a conquista de um jogador, um treinador ou um dirigente. Foi a conquista de milhões de madridistas. A 30ª liga espanhola conquistada pelo Real Madrid não poderia ter sido mais gloriosa. E essa tem nome: "la heroica".

Abaixo, a narração dos minutos finais da rodada decisiva do Campeonato Espanhol, com vídeos dos gols e da comemoração madridista:


Nenhum comentário: